Tchê Tchê fala sobre nova função no São Paulo e explica “gol tático” na vitória sobre o Água Santa

125

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues, Felipe Ruiz e Joanna de Assis

Jogador inicia 2020 como primeiro volante e tem função de defender e iniciar jogadas.

Titular absoluto no ano passado, Tchê Tchê iniciou 2020 mais uma vez como um dos pilares do São Paulo. Só que dessa vez, ele ganhou uma nova função em campo.

Publicidade

Tchê Tchê deixou de ser o segundo volante da equipe para ocupar o lugar de primeiro volante. O jogador que atua nesta posição é o responsável por proteger a zaga e geralmente é um dos que mais faz desarmes em campo.

– Nas férias eu pensei bastante. É um pouco novo, não totalmente novo porque já fiz essa função antes, mas é diferente, você tem que proteger mais a zaga. Muitas vezes tem que abdicar um pouco de atacar, ainda mais nesse time que estamos montando para que o Hernanes e o Daniel possam sair mais, então é proteger – afirmou Tchê Tchê.

A ideia de recuar Tchê Tchê, porém, não se limita apenas a defender. Um dos objetivos com essa mudança é que a saída de bola no campo defensivo tenha mais qualidade. O jogador tem o passe como uma das principais características.

– Tive uma conversa com o Diniz, perguntei o que ele entendia para mim, pro time, fui bem sincero, e ele falou que agora me via nessa função, que não me imaginava assim, mas pelas coisas que foram acontecendo no campeonato ele me viu mais nessa função. Então não tem problema, vou procurar exercer da melhor maneira e tentar ajudar o São Paulo – disse.

Tche Tche durante treino do São Paulo — Foto: Érico Leonan / saopaulofc.net

E logo na estreia do São Paulo na temporada, Tchê Tchê já ajudou o Tricolor. No segundo gol da vitória por 2 a 0 sobre o Água Santa, o volante foi um dos principais responsáveis pela jogada que terminou na finalização de Daniel Alves.

Aos 41 minutos do segundo tempo, Tchê Tchê foi buscar a bola dentro da pequena área defensiva, tocou para Bruno Alves na esquerda e correu para fora da área para dar opção de passe.

O volante, então, recebeu a bola e achou Daniel Alves livre no meio de campo. Esses movimentos fizeram com que o São Paulo deixasse para trás seis jogadores adversários.

Daniel Alves carregou a bola até a entrada da área sem nenhuma marcação, tocou para Vitor Bueno, que devolveu para o meia chutar duas vezes e dar números finais à partida (veja a análise do lance no vídeo abaixo)

Dispositivo não suportado.

Infelizmente, não foi possível encontrar um vídeo compatível com o seu dispositivo.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte

Análise tática: golaço do São Paulo exibe conceitos de Diniz; veja por diferentes ângulos

Análise tática: golaço do São Paulo exibe conceitos de Diniz; veja por diferentes ângulos

A função de primeiro volante faz com que Tchê Tchê fique mais distante do gol. O volante não é um exímio goleador. No ano passado, por exemplo, ele fez apenas um gol com a camisa do São Paulo. No entanto, ele ainda espera ter algumas oportunidades de balançar a rede.

– Eu tinha brincado no final do ano com ele [Diniz]. Falei: “pô, preciso fazer gol também né? A gente sabe que o gol é importante, fica marcado, então quero”. Espero que possa sobrar algumas pra eu finalizar, tentar chutar de fora da área, treinar mais e conseguir fazer gols também – brincou Tchê Tchê.

Neste domingo, o volante terá mais um desafio na nova posição. Às 16h, o Tricolor enfrenta o Palmeiras, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela segunda rodada do Paulistão.