GloboEsporte
Daniel Alves se firma no meio de campo do São Paulo e lidera estatísticas do Paulistão.
Quando chegou ao São Paulo, Daniel Alves foi alvo de uma discussão sobre seu posicionamento. Com uma carreira vitoriosa na Europa e na seleção brasileira como lateral-direito, o jogador se via atuando como meio-campista no Brasil.
Sob o comando do técnico Cuca, no ano passado, ele alternava entre o meio e a lateral, mas com Fernando Diniz isso mudou. Daniel Alves se tornou peça fundamental no meio de campo e neste ano vai se firmando de vez na posição.
Daniel Alves no duelo contra o Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli
Na formação de 2020, Daniel Alves atua como um segundo volante, deixando Hernanes com mais mobilidade para armar as jogadas. Tchê Tchê é o primeiro volante e tem a missão de fazer a bola sair com qualidade da defesa.
Embora tenha que ajudar na marcação, Daniel Alves é o jogador com mais tempo de posse de bola no Campeonato Paulista e o segundo com mais assistências para finalização até a terceira rodada do torneio. O levantamento é do Footstats.
Veja os números de Daniel Alves no Paulistão até a terceira rodada:
- 1º em desarmes (10)
- 1º em passes (média de 82,3 passes por jogo)
- 1º em posse de bola (8 minutos e 5 segundos)
- 2º em assistências para finalização (7)
- 2º em cruzamentos certos (6)
- 2º em faltas sofridas (12)
- 2º em viradas de jogo (4) – 100% de aproveitamento
Daniel Alves e Hernanes durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Outro dado que chama a atenção são os desarmes. Por ter atuado muitos anos na lateral e enfrentar atacantes pelas beiradas do campo, Daniel Alves usa essa experiência de marcação no meio de campo. Com 10 desarmes nos três jogos do Paulistão, ele é o líder no quesito.
Nesta segunda-feira, às 20h, contra o Novorizontino, no Morumbi, Daniel Alves será mais uma vez o responsável por comandar o meio de campo ao lado de Hernanes. Ele atuou os 90 minutos nas três partidas da temporada.
Um provável time para esta segunda tem: Tiago Volpi, Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Hernanes; Vitor Bueno, Alexandre Pato e Pablo.