Defesa vira trunfo mesmo em esquema ofensivo de Fernando Diniz no São Paulo

211

UOL

José Eduardo Martins

Os times de Fernando Diniz ficam marcados pelo toque de bola, pela criação de jogadas e pela busca do gol. No São Paulo, além dessas características e da dificuldade de se balançar as redes, um ponto que se destaca é a eficiência da defesa. Até a partida de hoje (21), a partir das 16h30, na Arena Barueri, contra o Oeste, o time foi vazado quatro vezes.

“O Fernando Diniz fala que a nossa primeira preocupação é defender. Ele diz que o time que defende bem é o que ganha jogos. O ataque tem ajudado bastante, reagindo quando perde a bola. E acredito que isso seja fundamental. O Diniz passa também muito treino de posicionamento dentro da área e de movimentação de facão adversário. Acredito que estamos evoluindo junto com ele. Tenho certeza que na hora que encaixar a defesa com o ataque, todos vão ter sucesso”, disse o zagueiro Bruno Alves.

Publicidade

Na realidade, a eficiência do sistema defensivo do São Paulo já poderia ser notada no ano passado. O time terminou o Campeonato Brasileiro de 2019 com o menor número de gols sofridos em toda a competição (30 tentos em 38 partidas). “A marcação começa na frente, assim como a construção vem de trás. O Diniz pede para todos ajudarem em todos os quesitos, tanto de marcação quanto de ataque. Ele cria uma série de movimentos para defendermos e atacarmos. Até o goleiro participando da criação de jogadas. Acredito que estamos no caminho certo para ter sucesso”, completou Bruno Alves.

O desafio agora é tentar equilibrar a performance da defesa com o ataque. Em 2019, o time teve o seu pior rendimento na história (59 gol em 62 partidas). Nesta temporada, o desempenho do setor também está bem abaixo do esperado, com seis gols em seis duelos. Para esta partida, o time vive o impasse de poder ou não utilizar Antony. O garoto, de 19 anos, foi negociado com Ajax, mas só poderá se transferir para o futebol europeu no segundo semestre. Para defender o Tricolor paulista neste período, é necessário que o clube holandês concretize a compra e o seguro seja efetivado.

FICHA TÉCNICA: OESTE x SÃO PAULO Data: 22 de fevereiro de 2020, sábado Horário: 16h30 (de Brasília) Local: Arena Barueri, em Barueri (SP) Competição: Campeonato Paulista, 7ª rodada Árbitro: Raphael Claus Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa.

OESTE: Felipe Lacerda; Éder Sciola, Renan Fonseca, Lídio e Alyson; Wallace Bonilha, Mantuan, Matheus Oliveira, De Paula e Marlon ; Bruno Paraíba. Técnico: Renan Freitas SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê; Daniel Alves e Hernanes (Igor Gomes); Pablo (Antony), Pato e Vitor Bueno. Técnico: Ferrnando Diniz.