FPF tem obrigação de usar VAR em todos os jogos após prejuízo do SPFC

485

UOL

Perrone

Ao afastar a equipe de arbitragem que teve atuação desastrosa na partida entre São Paulo e Novorizontino, na última segunda (3), a Federação Paulista age como se não tivesse culpa no episódio. A única reação aceitável por parte da entidade seria já no dia seguinte propor o uso do VAR em todos os próximos jogos da competição. Como o campeonato começou sem esse recurso, e já houve time prejudicado, principalmente o São Paulo, o mais justo seria implantar o sistema desde que todos os participantes concordaassem.

Se não houvesse consenso, o ideal seria deixar o uso do árbitro de vídeo em todas as fases do campeonato para o ano que vem. Mas seria importante anunciar já a medida. Flávio Roberto Mineiro Ribeiro e seus assistentes, que prejudicaram o São Paulo com anulação errada de dois gols e a não marcação de dois pênaltis, não são apenas vilões. Ao mesmo tempo são vítimas, já que se o VAR estivesse disponível, provavelmente, evitariam os erros.

Publicidade

Ao optar por usar o árbitro de vídeo apenas nos mata-matas, a federação desvaloriza o seu próprio campeonato. Trata-se de uma economia burra. O desgaste na imagem da FPF e de seu produto não compensa o dinheiro economizado. Erros absurdos, como os que vitimaram a equipe tricolor, apenas dão força aos que querem o fim dos estaduais. De fato, não faz sentido continuar com um torneio que não tenta evitar tais bizarrices usando a tecnologia já disponível para isso.