GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Alexandre Pato se destacou como centroavante e ganhou posição do companheiro.
A lesão no tornozelo de Antony abre nova chance para Pablo recuperar vaga no time titular do São Paulo. No próximo domingo, diante da Ponte Preta, às 16h, no Morumbi, o atacante é o mais cotado para iniciar a partida no lugar do jovem.
Após terminar 2019 como artilheiro da equipe (sete gols) e iniciar 2020 recuperado de qualquer lesão, Pablo era uma das grandes esperanças de gol do Tricolor para esta temporada. Mas, até o momento, a expectativa não se concretizou.
Nos sete jogos disputados, o atacante marcou apenas um gol e foi reserva pela primeira vez no ano na rodada passada do Campeonato Paulista, na vitória do São Paulo por 4 a 0 sobre o Oeste. Ele entrou no fim da partida e pouco fez.
![](https://saopaulofc.com.br/wp-content/uploads/2020/02/treino-do-sao-paulo.jpg)
Pablo durante treino do São Paulo — Foto: Reprodução/Twitter @SaoPauloFC
Além de não desempenhar um bom futebol, a situação de Pablo ficou mais complicada depois que Alexandre Pato marcou dois gols sobre o Oeste e voltou a dar esperanças ao torcedor.
No início da temporada, com Antony ausente por estar com a seleção olímpica, Pato e Pablo atuaram na maioria das vezes juntos, e Fernando Diniz propôs uma inversão de posição ao longo do Paulistão.
Inicialmente, Pablo era o centroavante da equipe, e Pato atuava pelo lado direito do ataque, função desempenhada por Antony. Diniz, então, achou melhor inverter os dois. E nessa troca, Pato se deu melhor.
![Pato entra no lugar de Pablo em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net](https://s2.glbimg.com/injjr2NgwQdDCV6OwTeXvVzLptQ=/0x0:1200x759/1008x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/W/Z/bX5IUWQMeFZ56FoEjAjg/49447194842-5f54d29c8c-o.jpg)
Pato entra no lugar de Pablo em jogo do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Sem conseguir engrenar pelo lado direito, Pablo perdeu a posição para Antony no retorno do jogador ao Tricolor e viu Alexandre Pato se encaixar na função de referência no ataque.
Um dos principais problemas enfrentados por Pablo vem sendo as finalizações. De acordo com o site de estatísticas “Footstats”, o atacante já deu 22 chutes a gol no Paulistão e só acertou oito no alvo, um aproveitamento de 36,4%. Ele é o segundo que mais finaliza no torneio.
Para efeito de comparação, Alexandre Pato arriscou 16 finalizações e acertou oito no gol: aproveitamento de 50%. Ele tem dois gols no ano.
No domingo, Pablo deverá atuar mais uma vez pelo lado do campo e terá o desafio de mostrar que pode voltar ao time titular do São Paulo.