São Paulo chuta errado de novo contra o Santo André, e Paulistão é de quem não quer a bola

116

GloboEsporte

PVC

Tirando o Santos, os líderes dos grupos são por enquanto os times que menos trocam passes.

O São Paulo reforçou contra o Santo André a estatística de ser o time que mais chuta errado no Campeonato Paulista: perdeu para a segunda equipe que menos finaliza.

Publicidade

Mas o Santo André é o melhor time do torneio, embora seja também o que menos troca passes. Estranho jogo do início da temporada.

É melhor não querer a bola, não gostar do passe, nem da finalização. A discussão recente sobre ser mais incisivo ou mais paciente passa longe.

No início do Paulistão, parece melhor fazer tudo errado, porque pode dar tudo certo.

Pode ser cruel com o técnico Paulo Roberto Santos, até porque o treinador já fez bons trabalhos no São Bento. Chegou às quartas de final de 2016, quase se classificou em 2017, quase foi rebaixado em 2018. No ano em que saiu do São Bento, em 2019, Sorocaba deixou de fazer parte da primeira divisão.

Fernando Diniz na partida do São Paulo contra o Santo André — Foto: Marcello Fim/Estadão Conteúdo

Tirando o Santos, os líderes de seus grupos no estadual são, por enquanto, os que têm menos a bola e trocam menos passes. Óbvio que futebol não é posse, é gol.

No início de temporada, o xis da questão é fazer gols. O melhor ataque é o do Mirassol e o terceiro do Santo André. O Ramalhão é o segundo time que menos finaliza e abaixo só de Mirassol e Palmeiras em ataque.

Parece simples dizer que os quatro grandes vão reagir. Não é tão fácil.

De 2000 para cá, os quatro grandes chegaram nas quatro primeiras posições apenas seis vezes em catorze campeonatos. Com os gigantes na Libertadores, o Paulistão vai ter surpresa.