GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Estreia contra o Tricolor é vista como “momento histórico” para a região de Puno; atacante do Binacional admite querer registro ao lado do camisa 10.
A movimentada e barulhenta cidade de Juliaca, na região sudeste do Peru, espera ansiosamente pela chegada do São Paulo, na próxima quinta-feira para a estreia da Libertadores, contra o Binacional, às 21h (de Brasília).
Fundado em dezembro de 2010, o Binacional está em sua primeira edição do torneio, e o grande feito causou comoção em Juliaca. Jornalistas e moradores locais tratam a partida como “a maior da história da região”.
– A partida entre Binacional e São Paulo será histórica. Pela primeira vez em Juliaca vai ser disputada a Libertadores. O povo está emocionado por poder ver esta partida. O estádio Guillermo Briceño será testemunha deste compromiso. Vale lembrar que a região de Puno está há 44 anos sem jogar a Libertadores – afirmou Jesus Alberto Calcina, repórter da rádio “Los Deportistas de Puno”.
Juliaca, no Peru, vive expectativa por chegada do São Paulo — Foto: Eduardo Rodrigues
E não são só os jornalistas e moradores que vivem essa expectativa. Até mesmo os jogadores do Binacional e o próprio clube demonstraram a importância de enfrentar o São Paulo, sempre lembrado pelo tricampeonato da Libertadores.
Em entrevista ao jornal “Depor”, do Peru, o atacante Aldair Rodríguez, por exemplo, confessou que pedirá uma foto para Daniel Alves, o maior detentor de títulos da história do futebol.
– Não sou de trocar camisa nem nada, mas me animo em pedir uma foto a Daniel Alves para que eu fique com uma bonita recordação – afirmou.
– Quem já não admirou o jogo de Daniel Alves? É um jogador de grande trajetória – completou.
Já o Binacional utilizou suas redes sociais durante a semana para expressar a euforia, dizendo que será uma “quinta-feira histórica para a região”. Juliaca já é a terceira cidade do Binacional, que já foi de Desaguadero e Arequipa.
¡JUEVES HISTÓRICO PARA LA REGIÓN!
La región de Puno y sus trece provincias disputaran el torneo más importante de Sudamérica, la @Libertadores.#DaleBi #PorElSur
A expectativa é que o estádio Guillermo Briceño Rosamedina receba um bom público para o confronto. Cerca de 11 mil ingressos foram colocados à venda. Os valores variam de 90 soles peruanos (cerca de R$ 119) e 290 soles peruanos (cerca de R$ 384).
Mas se egana quem pensa que o São Paulo não terá torcedores que vivem na região de Juliaca. O taxista Alberto Ferreira, por exemplo, ficará com o coração dividido e não se importará se o Tricolor sair vencedor.
– É um honra para nosso povo ter um time como o São Paulo estar jogando aqui. O futebol aqui é uma paixão, então por isso vou ter uma torcida especial para o São Paulo – disse.
O grupo D da Libertadores ainda conta com LDU e River Plate. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), em Quito.