Documentários, livros e conteúdo em áudio para matar a saudade do São Paulo na quarentena

139

GazetaEsportiva

Com os campeonatos paralisados por conta da pandemia do novo coronavírus, o torcedor do São Paulo não pode ver o clube do coração em campo. Por isso, a Gazeta Esportiva traz algumas sugestões de livros, documentários músicas e podcasts para o são-paulino seguir acompanhado o Tricolor durante a quarentena.

Documentários:

  1. Soberano – Seis Vezes São Paulo, dirigido por Carlos Nader (2010)

O primeiro documentário da série Soberano conta a história dos seis títulos do Campeonato Brasileiro, com depoimentos de torcedores e ídolos dos times de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008. Na trilha sonora, Nando Reis apresenta canções inéditas sobre o Tricolor.

  1. Soberano 2 – A Heroica Conquista do Mundial de 2005, dirigido por Carlos Nader (2012)

Conta a história do terceiro título mundial conquistado pelo São Paulo, contra o Liverpool, em 2005. Assim como a primeira edição, o documentário traz mais depoimentos dos destaques da campanha vencedora, além da volta de Nando Reis comandando a trilha sonora.

Publicidade
“Soberano 2” (2012) (Foto: Reprodução)
  1. Onde a Moeda Cai em Pé – A História do São Paulo Futebol Clube, dirigido por Alexandre Boechat, André Plihal e Pedro Jorge (2018)

O longa-metragem mostra a trajetória do São Paulo e entrevistas com jogadores importantes do clube, como Rogério Ceni, Raí, Careca, Dario Pereryra, Waldir Peres, Serginho Chulapa, Cafu, Pintado, Muricy Ramalho, Zetti, Zé Sérgio. Além disso, o filme lembra também os feitos de atletas são-paulinos de outros esportes.

  1. Don Diego – Carne, osso e coração, dirigido por Guilherme Palenzuela e Luciano Chuquer (2017)

Produzido pela SPFCtv (canal oficial do São Paulo no YouTube) em parceria com a Produtora Gutierre Filmes, o documentário sobre o ex-jogador e atualmente superintendente de relações institucionais do clube do Morumbi aborda o último ano da carreira de Lugano como jogador profissional, com imagens exclusivas e depoimentos de companheiros, comissão técnica, diretoria, além de uma entrevista com o próprio uruguaio.

Livros:

  1. Bíblia do São-Paulino, escrito por Rui Branquinho e Michael Serra (Panda Books, 2012)

O livro vem em formato de Bíblia contando toda a história do São Paulo, acompanhando de itens fac-símiles de colecionador, como colagens de jornal, pôsters e ingressos históricos.

  1. Tricolor Celeste, escrito por Luís Augusto Símon (Publisher Brasil, 2009)

Conta a história de Pablo Forlán, Pedro Rocha, Darío Pereyra e Diego Lugano, os icônicos uruguaios que marcaram o nome no Tricolor

  1. 1992: O Mundo em Três Cores, escrito por Raí e André Plihal (Panda Books, 2012)

Raí relembra os momentos que antecederam a grande final do Mundial, os detalhes das jogadas, os conselhos do mestre Telê, o espírito de equipe do grupo e os bastidores da comemoração do título.

“1992: O Mundo em Três Cores” (2012)(Foto: Reprodução)
  1. 1993: Somos Bicampeões do Mundo, escrito por Zetti e André Plihal (Panda Books, 2013)

Zetti conta os bastidores do ano que coroou a geração mais vencedora da história do São Paulo ao vencer o bicampeonato mundial

  1. Ao Mestre, com Carinho: o São Paulo FC da era Telê, escrito por Felipe Morais (Editora Inova, 2016)

A obra traz as histórias do Tricolor comandado por um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro, Telê Santana. O livro ainda conta com depoimentos de jogadores da época e grandes nomes da imprensa, como Alberto Helena Júnior, da TV Gazeta.

  1. Os Dez Mais do São Paulo – Coleção Ídolos Imortais, escrito por Arnaldo Ribeiro (Maquinária Editora, 2009)

O livro conta a saga vencedora dez astros são-paulinos: Leônidas da Silva, Bauer, Canhoteiro, Roberto Dias, Pedro Rocha, Dario Pereyra, Serginho, Careca, Raí e Rogério Ceni.

“Os Dez Mais do São Paulo” (2009) (Foto: Reprodução)
  1. Tri Mundial, escrito por Daniel Perrone (Rama, 2010)

O autor conta a aventura, os percalços e a glória dos torcedores do São Paulo no outro lado do planeta durante a trajetória para o terceiro título mundial

  1. Maioridade Penal – 18 Anos de Histórias Inéditas da Marca da Cal, escrito por Rogério Ceni e André Plihal (Panda Books, 2011)

Comemorando 18 anos de carreira na época, Rogério Ceni contou histórias inéditas de sua vida profissional, abordando dificuldades, conquistas e sua personalidade.

Música e podcast:

  1. Coração de 5 Pontas, por Hélio Ziskind (2009)

O álbum traz a história do São Paulo Futebol Clube de forma cantada, em 18 músicas. O enredo descreve um foguete que viaja através do tempo, partindo do ano de 1880, com as primeiras notícias sobre o futebol no Brasil.

  1. 90 anos em Três Cores – A História do São Paulo Contada em Podcast, por Magno Nunes, Vinícius Ramalho e Michael Serra (2020)

Em comemoração aos 90 anos de fundação, o São Paulo lançou um podcast oficial para contar a sua história. Até o momento, foram lançados cinco episódios.

“90 Anos em Três Cores” (2020) (Foto: Reprodução)