Sem futebol, São Paulo aposta em conteúdos digitais por exposição perdida e engajamento

205

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Leonardo Lourenço

Clube lança programas em vídeo, podcast, e tenta compensar visibilidade de patrocinadores.

Abril seria um mês de grande exposição para o São Paulo, com os mata-matas do Paulista, possibilidade de clássicos decisivos, uma final e, quem sabe, um título que o clube não vence há 15 anos. A pandemia de Covid-19 mudou o cenário, paralisou o torneio e escondeu as marcas que patrocinam o uniforme da equipe.

Publicidade

Não só no Morumbi, mas também em outros clubes, há o temor de que as empresas que investem no futebol abandonem as parcerias diante de uma crise econômica que se avizinha.

Marcas expostas no uniforme do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Marcas expostas no uniforme do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Sem jogos e longe das câmeras de televisão, o meio mais desejado pelas empresas que pagam para que suas marcas sejam colocadas nos uniformes, o São Paulo busca alternativas para compensar os patrocinadores.

A aposta principal é nas plataformas digitais do clube.

É hora do

Vamos disponibilizar alguns wallpapers aqui pra vocês, em parceria com a @UrbanoAlimentos!

O estagiário quer ver todo mundo tirando print da tela do celular e postando com a tag #WallpaperTricolor

Segue o fio e escolhe o seu

View image on Twitter

Desde que a pandemia levou a Federação Paulista de Futebol a paralisar o campeonato, há mais de uma semana, o São Paulo reforçou atuação nas redes sociais em busca de engajamento com torcedores.

Além disso, a SPFC TV, o canal tricolor no YouTube, lançou dois novos produtos: o “Bom Dia, Tricolor”, noticiário do clube, e o “Alô, Tricolor”, de entrevistas com atletas que teve a primeira edição na última terça-feira com uma conversa com o atacante Pablo.

Novo programa do São Paulo na internet expõe patrocinadores — Foto: Reprodução

Nos programas, todos os patrocinadores do São Paulo têm suas marcas expostas – ainda que os “pacotes” de cada incluam propriedades de exposição diferentes.

O clube também investiu na criação de um podcast próprio. A primeira edição, no ar desde a última quinta-feira, teve a participação do técnico Fernando Diniz – que deu entrevista de casa, como pregam as autoridades de saúde.

A manobra tem sido bem vista pelos parceiros do São Paulo, segundo pessoas do clube. Das 13 empresas que são apresentadas como patrocinadoras no site do clube, só uma teria indicado dificuldade de honrar pagamentos nos próximos meses.

Patrocínio máster

Um dos focos do São Paulo em meio à pandemia está na renovação do patrocínio máster com o Banco Inter. O acordo entre as partes vai até o dia 30 de abril deste ano e havia expectativa de um aumento nos valores. As negociações estavam em andamento, mas diante do cenário vivido, foram interrompidas.

Time posado do São Paulo contra o Santos — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Time posado do São Paulo contra o Santos — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

A renovação com o Banco Inter também está vinculada à permanência da MRV Engenharia nas omoplatas da camisa do Tricolor. O acordo entre as empresas e o clube do Morumbi ocorre desde 2017.

As conversas entre clube e empresa devem ser retomadas nos próximos dias para que seja selado o acordo. O patrocinador constantemente faz interações nas redes sociais com a marca do São Paulo.