Versão 2020 do São Paulo tem mudança tática e redenção de Pato; compare escalações

125

GloboEsporte

Fernando Diniz fez alterações importantes na equipe e viu Tricolor crescer de rendimento.

Até a paralisação do futebol brasileiro por conta da pandemia de coronavírus, o São Paulo disputou 12 partidas (dez pelo Campeonato Paulista e duas pela Libertadores) e acumulou seis vitórias, três empates e três derrotas.

Nesse período, de 22 de janeiro a 14 de março, Fernando Diniz sofreu em um primeiro instante com as ausências de Igor Gomes e Antony, convocados pela seleção brasileira olímpica. Sem os jogadores nos cinco primeiros jogos da temporada, mudanças precisaram ser feitas no time.

Publicidade

Ao compararmos a última escalação do ano até aqui, a da vitória contra o Santos, por 2 a 1, com aquela que foi a campo na estreia do Campeonato Paulista, diante do Água Santa, foram cinco nomes diferentes. Veja abaixo:

22/01 – São Paulo 2 x 0 Água Santa

São Paulo que enfrentou o Água Santa, no Paulistão — Foto: GloboEsporte.com

São Paulo que enfrentou o Água Santa, no Paulistão — Foto: GloboEsporte.com

14/03 – São Paulo 2 x 1 Santos

São Paulo que enfrentou o Santos, no Paulistão — Foto: GloboEsporte.com

São Paulo que enfrentou o Santos, no Paulistão — Foto: GloboEsporte.com

Dos cinco nomes diferentes, no entanto, quatro deles só não estiveram nas duas escalações por não estarem à disposição do treinador. Na estreia, Reinaldo foi liberado para ver o nascimento da filha e foi substituído por Léo. Já Igor Gomes e Antony, na Seleção, deram lugar a Hernanes e Helinho, respectivamente. Tiago Volpi, por sua vez, não enfrentou o Santos por conta de uma lesão na mão direita. Lucas Perri foi o substituto.

A única mudança mais significativa e que se desenhou ao longo do início da temporada foi a saída de Pablo do time titular para a entrada de Alexandre Pato.

Alexandre Pato e Fernando Diniz conversam no CT — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Na segunda rodada do Campeonato Paulista, Helinho se machucou e Fernando Diniz passou a utilizar Pato, até então reserva, como um ponta direita. O treinador, então, percebeu que o atacante poderia render mais como centroavante e promoveu a troca com Pablo, que passou a ser o ponta.

Pato correspondeu à expectativa e se tornou um dos artilheiros do time, assegurando assim a vaga de titular. Pablo, por sua vez, foi na contramão e não rendeu conforme o esperado. Quando Antony, que atua pelo lado direito, retornou da Seleção, Pablo virou reserva.

Mudanças táticas e time ideal

As grandes novidades de 2020, porém, não estavam nas entradas ou saídas de jogadores, mas sim em uma mudança tática. Tchê Tchê, segundo volante em 2019, foi recuado para primeiro volante para dar qualidade na saída de bola. Já Daniel Alves deixou de ser um armador para atuar como segundo volante. Duas decisões que mudaram a cara do São Paulo 2020.

Logo na estreia da temporada, na vitória contra o Água Santa, o segundo gol deu uma amostra do trabalho feito na pré temporada: posse de bola, transição entre defesa e ataque e Tchê Tchê e Daniel Alves como jogadores chave (veja o “gol tático abaixo”).

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte

Daniel Alves faz golaço tático para o São Paulo; Ricardinho analisa

Daniel Alves faz golaço tático para o São Paulo; Ricardinho analisa

Sem Igor Gomes e Antony, o São Paulo ainda oscilou um pouco e não conseguiu apresentações de encher os olhos. A falta de pontaria também foi um fator que complicou o desempenho do Tricolor.

Com os retornos dos garotos da seleção brasileira olímpica, Fernando Diniz conseguiu, enfim, ter o time que considera ideal em campo e, consequentemente, o Tricolor teve um ganho no desempenho técnico.

Escalação considerada ideal:Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Vitor Bueno, Antony e Alexandre Pato.

A formação parece ter se encaixado, e o São Paulo conseguiu apresentar um bom futebol com resultados importantes, como por exemplo a vitória por 3 a 0 sobre a LDU, pela segunda rodada da Libertadores.

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades Globoesporte

São Paulo vence o LDU pela Libertadores

São Paulo vence o LDU pela Libertadores

Embora tenha sofrido com erros de arbitragem, principalmente no Paulistão, o São Paulo teve um aproveitamento de 58% até a parada. A classificação para as quartas de final do Paulistão e a vitória na Libertadores fizeram Fernando Diniz ter dias mais calmos como treinador do clube.

Antes contestado por parte da torcida, Diniz vai conseguindo implementar seu estilo de jogo e até gerou uma brincadeira entre torcedores. Alguns mais empolgados adotaram o termo “Dinizismo” para tratar o estilo ofensivo e com ideias claras proposto pelo técnico.

Jogos disputados pelo São Paulo antes da parada

22/01São Paulo 2 x 0 Água Santa22/02Oeste 0 x 4 São Paulo
26/01Palmeiras 0 x 0 São Paulo01/03São Paulo 2 x 1 Ponte Preta
29/01Ferroviária 1 x 2 São Paulo05/03Binacional 2 x 1 São Paulo
03/02São Paulo 1 x 1 Novorizontino08/03Botafogo-SP 1 x 0 São Paulo
09/02Santo André 2 x 1 São Paulo11/03São Paulo 3 x 0 LDU
15/02São Paulo 0 x 0 Corinthians14/03São Paulo 2 x 1 Santos