GloboEsporte
Na série “Jogou comigo”, ídolo do Tricolor coloca também Romário entre os reservas para destacar o time campeão mundial.
O personagem do Jogou comigo desta vez é um campeão do mundo. Aloísio Chulapa é um daqueles que merecem destaque na série do GloboEsporte.com.
O alagoano saiu da base do CRB ainda garoto, passou por Flamengo e conquistou até o Mundial de Clubes pelo São Paulo, em 2005.
Chulapa aceitou o desafio e parou para montar a seleção de craques que jogaram com ele ao longo da carreira. Primeiro, pediu pra pensar.
Chulapa realizou o sonho da vida ao jogar no clube do coração — Foto: Aílton Cruz/ Gazeta de Alagoas
No dia seguinte, apontou grandes feras do futebol, mas se rendeu à paixão pelo Tricolor do Morumbi. Com muito cuidado, explicou a escolha. Ronaldinho Gaúcho e Romário, por exemplo, ficaram no banco.
– Cara, eu já joguei com tanta gente boa de bola que é muito difícil escolher só uma seleção. Eu tive o prazer de jogar com caras como Bebeto, Branco, Alex Dias, Ronaldinho Gaúcho (R10), Sávio, Adriano, Okocha, Anelka… Mas, pra mim, a seleção é o time do São Paulo campeão do mundo.
Como é que posso deixar de fora aqueles caras que me deram a maior alegria no futebol? Você tá louco!
Assim, a seleção de Aloísio Chulapa é formada com: Rogério Ceni; Fabão, Lugano e Edcarlos; Cicinho, Mineiro, Josué, Danilo e Júnior; Amoroso e Aloísio. O técnico foi até mais fácil de escolher
– Não tem nem dúvida: o meu papai Muricy Ramalho.
Aloísio Chulapa escala a selação da carreira — Foto: GloboEsporte.com
Depois de começar no CRB, o garoto de Atalaia logo se transferiu para o Flamengo, em 1995. Novinho ainda. Lá, encontrou Romário no auge da carreira.
Dois anos depois, foi emprestado ao Guarani. Voltou para o clube da Gávea e foi em seguida para o Goiás, em 1997. Lá, formou dupla com Alex Dias e ganhou enorme projeção.
Defendeu Saint-Etiénne e Paris Saint Germain, na França, e Rubin Kazan, na Rússia. Teve experiência na Europa, mas, mesmo de lá, avisou que não trocaria a sua Atalaia por Paris. Nessa época, jogou até com Ronaldinho e Anelka no PSG.
Chulapa, Ronaldinho e Anelka no PSG — Foto: JACQUES DEMARTHON / AFP
Voltou ao Brasil em 2005, para defender o Athletico, e depois se transferiu para o São Paulo, onde marcou sua trajetória. Ficou quatro anos no Morumbi.
Ao todo, o alagoano conquistou oito títulos. Na final do Mundial de 2005, deu um passe sensacional para Mineiro fazer o gol da vitória sobre o Liverpool por 1 a 0.
LEIA TAMBÉM:
- Rafinha, do São Paulo, tem convites para ser auxiliar e sonha com despedida no Bayern
- Sub-20 é vice-campeão Paulista
- São Paulo é dono do sexto melhor aproveitamento de 2024 entre os times da Série A
- Liziero supera concorrência e ganha espaço com Zubeldía em retorno ao São Paulo
- Michel Araújo treina com bola pelo segundo dia seguido e fica perto de retorno no São Paulo