Com placar apertado, Pedro Rocha é escolhido maior ídolo uruguaio do São Paulo; veja resultado

172

GloboEsporte

Enquete realizada pelo GloboEsporte.com ainda teve Lugano, Darío Pereyra e Pablo Forlán.

Pedro Rocha, quatro Copas do Mundo, campeão paulista e brasileiro na década de 1970, 119 gols, é o maior jogador uruguaio que já defendeu o São Paulo, de acordo com resultado de enquete do GloboEsporte.com.

A escolha do meia se deu por vantagem apertada sobre outro ídolo, este bem mais recente. Pedro Rocha foi escolhido por 42,78% dos votantes, pouco acima de Diego Lugano.

Publicidade
Pedro Rocha em ação pelo São Paulo — Foto: Agência Estado

Pedro Rocha em ação pelo São Paulo — Foto: Agência Estado

O zagueiro, campeão do mundo em 2005 e hoje dirigente do São Paulo, recebeu 42,02% dos votos.

Darío Pereyra passou mais de uma década com a camisa do São Paulo e ficou na terceira posição, com 13,82%. Pablo Forlán foi o quarto, com 1,38%.

 — Foto: Reprodução

— Foto: Reprodução

Pedro Rocha chegou ao São Paulo logo depois da Copa do Mundo de 1970 – o Uruguai caiu nas semifinais, para o Brasil, mas Pedro Rocha, contundido, não jogou.

Nos oito anos em que esteve no Morumbi, o meia fez 393 jogos, com 201 vitórias, 125 empates 67 derrotas – nenhum outro estrangeiro fez mais gols com a camisa tricolor, 119.

Além do Brasileiro de 1977, ganhou dois Paulistas, os de 1971 e 1975. Em 1978, deixou o São Paulo para defender o Coritiba.

Pedro Rocha morreu em dezembro de 2013, um dia antes de completar 71 anos, em São Paulo. Pelé o citava como um de seus ídolos.

A idolatria a Lugano é bem mais fresca na memória da torcida são-paulina. O zagueiro chegou ao clube em 2003 e foi um dos pilares da histórica equipe que venceu o Paulista, a Libertadores e o Mundial, em 2005 – Lugano também foi campeão brasileiro em 2006.

Atualmente, o ex-zagueiro é diretor de relações institucionais do São Paulo.

Há grande ligação entre o São Paulo e jogadores uruguaios. Nos 90 anos do clube, 17 jogadores do país vizinho defenderam a camisa tricolor.

Na última semana, especulou-se que o 18º desta lista poderia ser o atacante Edinson Cavani, estrela do PSG, que ficará sem contrato em junho. Dirigentes do São Paulo, porém, negam a possibilidade, fora da realidade financeira do clube.

LEIA TAMBÉM: