UOL
Se perguntarem o que você acha da carreira de Marcelo dos Santos? Provavelmente você sequer entenderia quem é o referido jogador. E se a mesma indagação fosse feita com o apelido Marcelinho Paraíba? Após se aposentar aos 44 anos, ele lembrou como que a alcunha surgiu. Segundo o ex-jogador, na partida entre São Paulo e Ponte Preta, pelo Campeonato Brasileiro de 1999, Marcelinho Paraíba fez um gol e comemorou com a camiseta “100% Paraíba”. O motivo foi fazer a região Nordeste ser mais conhecida e respeitada no futebol, mas, além disso, rendeu o apelido que carrega até hoje.
“Naquela época, falava muito pouco do meu Estado. A Paraíba, Estado do Nordeste brasileiro. Em São Paulo, no Rio de janeiro, tinha muito preconceito. Nordestino era discriminado. Aí, coloquei a camiseta ‘100% Paraíba’ pra mostrar que tinha orgulho do meu Estado e virei o Marcelinho Paraíba”, recordou ao UOL Esporte. O motivo era levar o nome do seu Estado para outras regiões do Brasil, mas Marcelinho fez muito mais do que isso. Ídolo no Hertha Berlim, ele fez sucesso mundial e deixou a Paraíba em destaque em vários momentos de sua carreira.
Também com o apelido conquistou títulos como a Copa do Brasil, o Paulista, o Gauchão, a Copa da Liga Alemã. Além disso foi convocado para a seleção brasileira em seis oportunidades, mas sofreu com a grande concorrência no setor.
LEIA TAMBÉM:
- Rafael comenta excesso de empates do São Paulo e elogia crias da base
- Ryan Francisco “tira de leite de pedra” e pede passagem no São Paulo: “Trabalhando forte”
- Zubeldía detalha plano para jovens da base e aprova atuação do São Paulo: “Bom futebol”
- Torcidas brigam antes de Ceará x São Paulo fora do Castelão
- Enzo Díaz e Marcos Antônio recebem terceiro amarelo e viram desfalques no São Paulo