GloboEsporte
Atacante uruguaio está liberado após um ano de suspensão por doping e será avaliado pelo treinador. Meia entrou na mira do Real Madrid, segundo jornal espanhol.
O técnico Fernando Diniz, do São Paulo, disse que vai avaliar Gonzalo Carneiro e pretende acolher o uruguaio. O atacante foi liberado da suspensão de doping.
A pena inicial era de dois anos, mas o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD), entendeu que o jogador se submeteu aos tratamentos e reduziu a punição para 12 meses.
– Pode (ser útil tecnicamente). Conheço pouco o jogador, mas ele veio muito bem referendado quando chegou ao São Paulo. Gosto de analisar o jogador depois que trabalho com ele, ainda mais nesse momento difícil que ele teve na vida e vai retornar ao São Paulo. Vamos acolher da melhor maneira, ajudar como conseguir e ver qual vai ser a condição dele para poder permanecer ou não, e fazer o melhor para ele e para o São Paulo. Em princípio, da minha parte vai ser olhado e quero conhecer melhor para saber quanto pode nos ajudar – disse Fernando Diniz, em entrevista à “Rádio Transamérica”.
Gonzalo Carneiro foi flagrado no antidoping em março de 2019, com a presença de benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, no jogo contra o Palmeiras, no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão. Ele jogou os 90 minutos, e o Tricolor perdeu por 1 a 0.
Desde então, o atacante uruguaio seguiu tratamento psicológico e ficou 45 dias internado numa clínica de reabilitação no Brasil para tratar o problema. Durante o período, Carneiro também realizou atividades para manter a forma física.
Gonzalo Carneiro tem pena reduzida para 12 meses e está liberado para voltar ao São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
O contrato de Gonzalo Carneiro com o São Paulo está suspenso. Ele estava proibido de frequentar o CT da Barra Funda e também não recebeu salários. O uruguaio foi contratado pelo São Paulo em abril do ano passado e assinou com o clube até 31 de março de 2021.
Igor Gomes
Na entrevista para a rádio “Transamérica”, Fernando Diniz também encheu a bola de Igor Gomes. O jornal “AS”, da Espanha, noticiou que o Real Madrid está de olho no jogador do São Paulo. Vale lembrar, no entanto, que não há nenhuma proposta ou negociação em andamento pelo meia.
Ao ser perguntado de forma genérica se é difícil a permanência do meia por muito tempo no Brasil, o técnico disse:
– Acho que é difícil permanecer por conta da idade e qualidade que tem. Os clubes, e o São Paulo não escapa disso, quase nenhum escapa, precisam vender jogadores para poder honrar os compromissos financeiros. Chega em determinado momento, com o tamanho da proposta, o clube se vê quase na obrigação de vender. Enquanto tivermos esse modelo que aí está, sem entrar em detalhes porque não sou a pessoa mais indicada a falar de detalhes de como futebol brasileiro é gerido, vamos continuar sendo fornecedor de matéria-prima. E ele é uma grande matéria-prima – afirmou Fernando Diniz.
– Pela evolução que está tendo, é um jogador numa curva exponencial de crescimento. Joga cada vez melhor, é identificado com clube e com a maneira que o time joga hoje. A maneira dele se relacionar com a vida aproxima muito daquilo que penso. Foi quase instantânea a melhora dele depois que eu cheguei. Há uma tendência muito clara de o Igor jogar cada vez melhor. Com a idade que está vai ser sempre difícil o time segurar. Se for falar o que eu quero é que pudesse permanecer o maior tempo possível. É um jogador de qualidade muito rara no futebol brasileiro, quiçá mundial, e da maneira que jogo é muito importante – completou o treinador.
Aos 21 anos, Igor Gomes tem contrato com o São Paulo até 2023 e recebeu recentemente um aumento salarial.