FPF reúne clubes da Série A1 para decidir o que fazer com o Paulistão

246

GloboEsporte

Martín Fernandez

Intenção é discutir planejamento para quando for possível voltar a jogar.

A Federação Paulista de Futebol vai reunir todos os clubes da Série A1 numa videoconferência na tarde desta quarta-feira para discutir o que fazer com o Paulistão, interrompido pela pandemia do coronavírus quando faltavam duas rodadas para o fim da fase de grupos – e mais quatro da fase mata-mata.

Publicidade

O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, defende que o campeonato estadual “precisa terminar”, porque faltam poucas datas para sua conclusão e porque não seria necessários deslocamentos de avião. Mas o cenário é muito nebuloso.

O governo do Estado de São Paulo decretou isolamento social até o dia 22 de abril – quarta-feira da semana que vem – e é provável que o prazo seja renovado. Em entrevista ao “Fantástico” no último domingo, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, declarou que os meses de maio e junho serão os mais críticos.

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF — Foto: Carlos Velardi / EPTV

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF — Foto: Carlos Velardi / EPTV

São Paulo é o estado brasileiro que reúne o maior número de infectados e mortos pelo coronavírus. Até a noite desta terça-feira, dia 14 de abril, o número era de 9.371 casos confirmados e 695 mortos.

Com a reunião, a FPF pretende incluir os clubes no planejamento para, quando for possível, retomar a competição. O GloboEsporte.com ouviu dirigentes da capital e do interior sobre a possibilidade de reinício do Campeonato Paulista, e as divergências são grandes.

A Federação Paulista recebeu uma sugestão de fazer as rodadas que faltam da fase de grupos nos dias 9 e 13 de maio; com as quatro datas de mata-mata nos dias 16, 20, 24 e 31 de maio. Para isso, seria necessária uma autorização das autoridades de saúde e a elaboração de protocolo específico.

Os clubes também pedem que representantes da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ou do Ministério da Saúde também participem da reunião. Não houve resposta da FPF a esse pedido.

Federação Paulista de Futebol — Foto: Emilio Botta

Federação Paulista de Futebol — Foto: Emilio Botta

LEIA TAMBÉM: