GloboEsporte
Eduardo Rodrigues
Lateral do Tricolor concede entrevista ao GloboEsporte.com durante pausa no futebol.
Um dos líderes do elenco do São Paulo, Reinaldo admitiu, em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, que a maioria dos jogadores não aceitou a proposta de redução de 50% de seus saláriosapresentada pela diretoria do clube em meio à pandemia do novo coronavírus.
No entanto, o lateral-esquerdo afirmou acreditar que o São Paulo irá arcar com os compromissos e que, após o retorno do futebol no país, os valores serão reembolsados, conforme prometido na proposta.
– A gente ficou esperando o que o São Paulo ia passar. E como saiu aí, não foi de acordo com todo mundo. Mas o São Paulo achou da melhor forma fazer a diminuição. Não estamos pensando nisso, porque tenho certeza de que, quando voltar, vai ter uma reunião com todo o grupo, com a comissão técnica, e o São Paulo vai resolver da melhor forma– afirmou Reinaldo.
– O São Paulo nunca deixou de arcar com suas despesas com atleta ou qualquer outro funcionário. Tenho certeza de que quando a gente voltar vai estar tudo explicado e resolvido da melhor forma. Tenho contrato com o São Paulo desde 2013, e o São Paulo nunca deixou de me pagar 1 real – completou.
Reinaldo São Paulo — Foto: Marcos Ribolli
Na proposta ao elenco, o clube ofereceu pagar 50% do salário na carteira (CLT) a partir do mês de março, que foi pago no último dia 5, e manter um mínimo de R$ 50 mil por mês na carteira aos atletas. O Tricolor também propôs pagar dois meses de direito de imagem do ano (janeiro e fevereiro) até o último dia 5 e quitar o terceiro mês pendente (março) “assim que possível”. As outras parcelas mensais do direito de imagem, pagas a partir do dia 1º de abril, ficam suspensas “até a volta de tudo”.
Apesar de parte do elenco ter demonstrado resistência quanto à proposta da diretoria são-paulina, Reinaldo afirma que não ficou nenhum mal-estar entre jogadores e dirigentes.
– Creio que não, até porque não tem como ter um mal-estar com todo mundo longe e todo mundo dentro de casa. Mas quando voltar, se for ter alguma discussão, vai ser mesmo entre a gente, comissão técnica e direção. Creio que isso vai ser o de menos.
Fernando Diniz conversa com elenco do São Paulo durante pré-temporada em Cotia — Foto: Divulgação São Paulo
Treinos em casa e rotina
Embora estejam de férias inicialmente até o dia 21 de abril, com provável prorrogação por mais 10 dias, os jogadores do São Paulo não pararam os treinos em casa durante o período de isolamento social em decorrência do coronavírus.
Com Reinaldo, não está sendo diferente, e o lateral-esquerdo falou de sua preparação em casa. O jogador está em Jundiaí, interior de São Paulo, e recebe o auxílio de um amigo personal trainer para manter a forma física.
– É muito importante estar sempre treinando, buscando e mantendo a forma, porque quando retomar o futebol vai ser pouco tempo de pré-temporada. Nós, jogadores, temos que estar preparados e bem encaminhados. Estou fazendo minha parte. O preparador físico e o fisiologista passam uma programação, e a gente está fazendo – disse.
Em suas redes sociais, Reinaldo divulgou uma sessão de treinos em casa no início de abril.
Bom momento do São Paulo freado
Antes da pausa no futebol brasileiro, no fim de março, o São Paulo vivia um de seus melhores momentos na temporada. Após uma vitória por 3 a 0 sobre a LDU, pela Libertadores, o Tricolor derrotou o Santos, por 2 a 1, de virada, pelo Campeonato Paulista.
A pandemia do novo coronavírus, no entanto, freou essa ascensão da equipe e pode ter reflexos quando as competições retornarem – ainda não há uma data prevista para que isso ocorra.
– Atrapalha se a gente relaxar, mas a gente tem um treinador e uma comissão técnica que cobram bastante. Parou em um momento bom nosso, mas sabemos que temos que manter. Não ganhamos nada, não chegamos em nada ainda e é manter a consciência de que tem que melhorar sempre – analisou Reinaldo.
Reinaldo e Vitor Bueno comemoram gol à la Luis Fabiano contra a LDU — Foto: Marcos Ribolli
O lateral ainda comentou a força do elenco do São Paulo em 2020. Diferentemente de anos anteriores, o Tricolor manteve seus jogadores e não perdeu suas principais peças. Para Reinaldo, esse está sendo um fator preponderante na temporada.
– Já peguei muito grupo de qualidade (no São Paulo), mas quando chegava no meio da temporada sempre saíam cinco, seis. Agora tenho certeza de que, mantendo esse grupo do ano passado, essa base forte, vamos ter um ano muito próspero, um ano maravilhoso – analisou.
No meio de fevereiro, o São Paulo vendeu o atacante Antony ao Ajax, da Holanda. O jogador é a única venda concretizada, até o momento, pela diretoria neste ano.
E o Cavani?
O assunto da semana no São Paulo foi Cavani. Após Lugano dar uma entrevista à rádio Club Octubre, da Argentina, dizendo que antes de defender o Boca Juniors o atacante atuaria pelo São Paulo, a torcida passou a sonhar com a contratação do astro.
Reinaldo também soube da especulação e comentou:
– Vi, sim (a notícia). O São Paulo vem sempre observando grandes jogadores e tenho certeza de que tem observado o Cavani, como saiu aí. Mas isso é com a diretoria, com o presidente. Se for para trazê-lo, vai ser da melhor forma possível e para ajudar sempre o São Paulo a estar em um patamar que o clube merece, que é sempre lá em cima.
O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o diretor financeiro do São Paulo, Elias Albarello, afirmaram que a contratação do uruguaio, neste momento, é financeiramente inviável e que não há conversas para que isso seja concretizado.
Cavani se tornou desejo dos são-paulinos após entrevista de Lugano — Foto: Benoit Tessier/Reuters
LEIA TAMBÉM:
- “É um maluco maravilhoso”: como Zubeldía superou drama para virar técnico intenso e apaixonado
- “Momento mais difícil do ano”: como a morte de Izquierdo marcou o 2024 do elenco do São Paulo
- São Paulo concede folga ao elenco e dará atenção especial a trio que apresentou desgaste físico
- Relembre o último duelo entre São Paulo e Bragantino no Nabizão
- André Silva é quem precisa de menos tempo para marcar pelo São Paulo no Brasileirão