Daniel Alves é dez! Dez fatos incríveis do camisa 10 do São Paulo no dia de seu 37º aniversário

102

GloboEsporte

PVC

Capitão da Copa América conquistada pelo Brasil há um ano, assumiu a camisa mais luxuosa do São Paulo para ser o líder da volta aos títulos de seu clube do coração.

Hoje é aniversário de 37 anos de Daniel Alves e também de nove meses da sua entrevista coletiva de apresentação no São Paulo. Foi em 6 de agosto de 2019 que Daniel Alves recebeu a camisa de Kaká, saiu da entrevista coletiva e foi recepcionado com festa promovida por 44 mil torcedores. A recepção em seu clube de coração teve até mensagem de Messi:

Publicidade

“Queria te mandar uma grande saudação. Desejar o melhor nesta etapa da sua carreira. Que desfrute a volta ao seu país, poder jogar aí depois de tanto tempo fora. Muitíssima sorte, te mando um grande abraço e o melhor como sempre”, foi o recado do melhor jogador do planeta.

Messi retribuiu o presente de Daniel Alves, autor de 5% dos passes decisivos para gols do camisa 10 do Barcelona no Campeonato Espanhol. Para os 438 gols anotados na liga, Daniel deu 26 passes. Pouco antes da festa, Daniel conquistou seu título de número 40 na carreira, a Copa América, como capitão da seleção de Tite.

Pergunta-se se ele chegará até a Copa do Mundo, a ser disputada em novembro de 2022. Talvez, como Júnior em 1992, ele tenha importância na formação e no processo de amadurecimento da equipe. Júnior não chegou a 1994, mas participou da maturação daquele título. Daniel responde que não pensa em como estará em 2022, mas quer estar sempre bem no jogo seguinte. Em dezembro de 2022, o jogo seguinte pode ser a final da Copa.

Abaixo, uma lista de dez preciosidades da carreira do camisa 10 do São Paulo:

Daniel Alves, São Paulo, gol — Foto: Jefferson Vieira/Oeste FC

Daniel Alves, São Paulo, gol — Foto: Jefferson Vieira/Oeste FC

1. Daniel conquistou 18 de seus 40 títulos no mês de maio, mês de seu aniversário. No quinto mês do ano, ganhou a Copa da Uefa de 2006 e 2007 pelo Sevilla, as Ligas dos Campeões de 2009, 2011 e 2015 pelo Barcelona. Só não ganhou títulos em maio pela seleção brasileira.

2. No início da vida, ajudava o pai a pulverizar plantas na fazenda em que trabalhava. Quem ajudasse mais teria direito a ir de bicicleta para a escola, um percurso de vinte quilômetros, em Juazeiro, na Bahia. Daniel conta que quando não tinha direito a usar a única bicicleta, precisava voltar correndo para não perder a chance de disputar a pelada do fim do dia.

3. Em 2002, Daniel Alves foi campeão da Copa do Nordeste pelo Bahia, numa final contra o Vitória, o maior rival. Apesar do pouco tempo no clube, foi eleito pela torcida o maior lateral-direito da história do clube. Ganhou de Leone, titular na campanha do título da Taça Brasil de 1959.

4. Daniel Alves ganhou títulos nacionais de três países: Espanha, Itália e França. Seis pelo Barcelona (2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2016), um pela Juventus (2017) e dois pelo Paris Saint-Germain (2018 e 2019).

5. Em sua primeira conquista de Liga dos Campeões, na temporada 2008/09, disputou todas as partidas em que o técnico Josep Guardiola escalou titulares. Dez das doze partidas da campanha. Mas ficou fora da decisão de Roma, contra o Manchester United. Estava suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

6. O primeiro gol de Daniel Alves pela seleção brasileira aconteceu na decisão da Copa América de 2007. Entrou durante o primeiro tempo no lugar de Elano, machucado. A Argentina era ampla favorita, tinha a melhor campanha. O Brasil venceu por 3 x 0 e Daniel Alves marcou o terceiro gol, jogando no meio-de-campo.

7. De suas três conquistas de Champions League, duas vezes Daniel Alves ganhou a tríplice coroa. Em 2009 e 2015, o Barcelona venceu o campeonato nacional, a Copa do país e a Champions. O Barcelona é o único clube da Europa a conquistar a tríplice coroa duas vezes. Daniel é um dos seis jogadores a conseguir isto jogando finais, junto com Piqué, Busquets, Messi, Xavi e Iniesta.

8. Apesar de sempre ter sido lateral direito, Daniel Alves conquistou troféus na Juventus e no Paris Saint-Germain fazendo funções no meio-de-campo. Ou com três zagueiros e ele como ala pela direita ou num 4-4-2, com Daniel Alves aberto na linha do meio-de-campo.

9. Daniel Alves foi campeão mundial sub-20 em 1983, aos 20 anos, e da Copa América de 2019, aos 36. O intervalo de dezesseis anos entre o primeiro título e o mais recente é o maior entre todos os jogadores campeões por seleções brasileiras.

10. Daniel Alves escreveu que nunca voltaria para a fazenda até deixar seu pai orgulhoso. Aos 37 anos, ele só não vai voltar para a fazenda, porque ainda tem muita bola para jogar pelo São Paulo.

LEIA TAMBÉM: