GloboEsporte
Até o fim deste ano, Tricolor terá de negociar com cinco jogadores do atual elenco.
Rojas, Juanfran, Anderson Martins, Fabinho e Galeano. Os contratos desses cinco jogadores do São Paulo vão vencer ao longo dos próximos meses. O vínculo com prazo maior terminará no fim da temporada.
A maior parte do grupo do Tricolor tem contratos válidos por pelo menos mais um ano. O departamento de futebol apostou em vínculos mais longos na montagem desse elenco.
A Fifa permite que os jogadores assinem um pré-contrato com outros clubes seis meses antes do término dos seus vínculos. Abaixo, o GloboEsporte.com mostra a situação dos cinco jogadores com contratos mais próximos do fim.
Rojas
- Idade: 30 anos
- Posição: atacante
- Contrato válido até: julho
O São Paulo pretende prorrogar o contrato de Rojas até o fim desta temporada. Sem atuar desde o dia 26 de outubro de 2018 por causa de duas lesões seguidas no joelho direito, o equatoriano tem feito tratamento durante a pandemia. A última avaliação do jogador foi considerada positiva e ele seguirá sendo monitorado.
– Temos a perspectiva de que o Rojas esteja bem muito em breve. Ele continua se recuperando, tratando mesmo no período de pandemia. Vamos, sim, conversar com ele e os representantes para ver se conseguimos ficar com o Rojas até o final do ano para termos uma amostragem melhor – disse o gerente Alexandre Pássaro.
– Da nossa parte, a decisão mais sensata seria propor a ele uma extensão até o fim do ano para que tenhamos mais tempo, tanto para ele se ambientar de novo, como também para quem sabe negociar uma renovação um pouco mais longa. Estamos com todos os olhos. Gostamos muito dele e torcemos muito pela recuperação dele – completou o dirigente.
Rojas está em recuperação de lesões no joelho — Foto: Marcelo Hazan
Juanfran
- Idade: 35 anos
- Posição: lateral-direito
- Contrato válido até: dezembro
A situação por enquanto está indefinida. O espanhol foi contratado em agosto de 2019 e é titular no time do técnico Fernando Diniz. O clube pretende lidar com a situação a partir desse segundo semestre, pois acredita que o jogador vai ouvir primeiro o São Paulo antes de tomar uma decisão. No total ele soma 26 jogos pelo Tricolor.
– Todos nós sabemos que o contrato dele termina no final do ano, mas que isso não é uma coisa que corremos risco. Com certeza o Juanfran nos ouviria, ou conversaria conosco para expor sobre querer ficar no São Paulo antes de pensar em qualquer continuidade na carreira dele. Então é uma coisa que não nos preocupa. É uma coisa que com certeza no segundo semestre nós vamos tratar com ele, com o (Fernando) Diniz, presidente, todo mundo. Mas ele gostou muito do Brasil. Quem sabe ele possa ficar mais tempo com a gente – disse Pássaro.
– Também falei com ele. Mostra um carinho muito grande, entendendo a situação. Mostra um carinho muito grande pelo São Paulo, pelo Brasil e quando liguei, há umas semanas, falei: “Juan, acho que vai passar de dezembro, hein”. E ele: “Ah, é? Vai até janeiro? Vai até quando?” (risos) – disse Raí.
Juanfran treina no CT do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo
Anderson Martins
- Idade: 32 anos
- Posição: zagueiro
- Contrato válido até: dezembro
Outra situação indefinida. Reserva da defesa formada por Arboleda e Bruno Alves, Anderson Martins costuma ser muito elogiado internamente. No total ele soma 56 jogos e dois gols pelo São Paulo.
– Não tínhamos começado nenhuma conversa e agora não é o momento. Mas é um jogador que já foi muito útil, que tem qualidade gigantesca e que vai ser útil ainda pelo São Paulo – disse Pássaro.
Anderson Martins, do São Paulo, tem vínculo até o fim de 2020 — Foto: Divulgação/São Paulo
Galeano
- Idade: 20 anos
- Posição: atacante
- Contrato válido até: dezembro (empréstimo)
O clube deverá tomar uma posição no segundo semestre. O paraguaio emprestado pelo Rubio Ñu ao Tricolor está no seu último ano nas categorias de base. Ele tem opção de compra fixada em 600 mil dólares (cerca de R$ 3,5 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos.
O empréstimo era válido até o fim de 2019, mas o Tricolor prorrogou o contrato por mais uma temporada por 100 mil dólares (à época cerca de R$ 400 mil).
– É uma coisa que nós vamos tomar a decisão. Ele tem o último ano de sub-20 neste ano e sinceramente a gente não sabe como vai ser. Toda a hora que falamos de volta a gente fala de categorias profissionais, mas existe um mundo da base no qual estamos muito preocupados, porque como se testa todas as categorias e jogadores? Eles vão para a escola, voltam, dormem no CT. É uma questão muito delicada. Mas com certeza a gente vai continuar de olho no Galeano – disse Pássaro.
Galeano está no time sub-20 do São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Fabinho
- Idade: 20 anos
- Posição: atacante
- Contrato válido até: junho
De todos os jogadores é o atleta com menor tempo de vínculo e futuro mais incerto. O jogador revelado na base fez duas partidas pelo time profissional: uma contra o Internacional, em 2019, e outra diante do Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Paulistão deste ano, jogo no qual o São Paulo usou um time reserva.
Fabinho é avaliado pela comissão técnica de Fernando Diniz durante os treinamentos no CT da Barra Funda. Não há neste momento conversas para uma renovação contratual.
Fabinho tem contrato com o São Paulo até junho — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
LEIA TAMBÉM:
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar
- Corinthians e São Paulo gastam muito mais pagando só juros de dívidas do que investem nos salários de Memphis e Oscar
- Morumbis bate recorde histórico e prova mais uma vez sua força ao São Paulo