Globo se assusta, abafa Casão x Caio e tenta tratar caso como “encerrado”

631

Beatriz Cesarini e Gabriel Vaquer – Do UOL, em São Paulo e Aracaju

A edição de ontem (4) do “Bem, Amigos!” ainda não acabou. Ao menos nos bastidores da Globo, onde o assunto ainda está quente. A discussão entre Casagrande e Caio Ribeiro ao vivo sobre o comentário do ex-jogador de São Paulo – afirmando que Raí devia falar apenas de futebol – tem desdobramentos em todas as esferas globais. A emissora, por sua vez, se esforça para tratar o caso como encerrado.

Após um final de programa com clima constrangedor, com Caio se levantando e deixando o estúdio antes mesmo de as imagens saírem do ar, ambos conversaram nos bastidores. Segundo apurou a reportagem do UOL Esporte, a dupla mostrou tom diplomático, dizendo entender a situação e encerrando o debate. Não houve cobrança pela forma incisiva como Casão falou com Caio, por exemplo, nem o mesmo “climão” verificado no ar.[ x ]

Passado o papo com Casagrande, Caio Ribeiro admitiu para colegas que, em alguns momentos, se sentiu acuado com a situação, principalmente no momento em que todos os demais participantes do programa pareceram discordar dele. Mas o comentarista entendeu que a situação foi necessária.

Publicidade

Visão da Globo: “passou do ponto”

Mesmo com o tom tranquilo após as câmeras serem desligadas, há um consenso na chefia de esporte da Globo de que o teor do “Bem Amigos!” de ontem passou do ponto. O que era para ser um esclarecimento virou uma conversa agressiva, saindo do controle dos âncoras. No fim, Galvão Bueno teve que pedir a palavra por três vezes e subir o tom de voz para interromper o debate e encerrar o bloco que se arrastara por mais de 20 minutos.

Vale ressaltar que a ideia do esclarecimento de Caio Ribeiro no “Bem, Amigos!” foi algo previamente conversado entre os participantes da mesa e chancelado pelo próprio Galvão – outro que não imaginava os desdobramentos. Mesmo em sua casa, em Londrina, no interior do Paraná, o narrador participa de todo o debate e montagem do roteiro do seu programa semanal.

Ainda que a discussão ao vivo tenha passando do limite, a direção de esporte na Globo não pretende cobrar os responsáveis pelo “Bem, Amigos!”. A estratégia da emissora é reforçar o discurso democrático, com todos expondo seus pontos, e tratar o assunto como ” caso encerrado”. Caio Ribeiro, inclusive, foi orientado nos bastidores a evitar falar novamente sobre a política do São Paulo em seus comentários na Globo e no Sportv. Para Casão, tudo o que se relaciona ao debate também já ficou para trás.

Chefia monitora o caso

Como era de se esperar, a repercussão avançou a madrugada desta terça-feira (5). Ainda hoje, líderes do Esporte da Globo mantêm conversas frequentes com Casagrande e Caio Ribeiro para colocar um ponto final de fato no assunto. A emissora carioca não quer um problema maior com dois de seus principais comentaristas, até porque opiniões diferentes são bem vindas nos debates.

A ordem para encerrar o caso é clara e expressa a todas as mídias do Grupo Globo. Em seu site esportivo, por exemplo, a empresa optou por não postar o vídeo com o trecho de mais de 20 minutos da discussão no programa.

Caio Ribeiro foi contratado em 2008 para ficar no lugar de Casagrande enquanto o ex-jogador do Corinthians estava em tratamento. No ano seguinte passaram a dividir transmissões e programas na Globo, principalmente em jogos paulistas.

Desde então, Casagrande e Caio sempre se respeitaram, mas à distância, sem um grande vínculo de amizade. Ambos sempre foram incompatíveis em vários pontos, entre eles a maneira de encarar o futebol. Casagrande, por exemplo, é contra ter proximidade com técnicos e jogadores. Caio, por outro lado, gosta e é amigo de vários boleiros.

Caio vê prestígio da chefia e críticas de colegas

Mesmo com sua fala pegando muito mal na Globo, Caio Ribeiro não perdeu prestígio na alta cúpula da emissora, como noticiou o UOL Esporte no sábado. Uma prova disto é que o comentarista ganhou um quadro na plataforma digital da emissora durante a pandemia da Covid-19, o “Caioba Game Show”, onde conversa com jogadores e faz perguntas sobre a história dos convidados no futebol.

Por outro lado, não são poucos os colegas de redação que discordaram bastante da postura de Caio ao criticar o fato de Raí comentar algo que não fosse futebol. Curtidas em redes sociais em posts que criticavam o ex-jogador do São Paulo e comentários de apoio a Casagrande davam o tom do incômodo no “chão da fábrica” global.

LEIA TAMBÉM: