GazetaEsportiva
Há exatamente 50 anos, no dia 1º de maio de 1970, o lateral-direito Pablo Forlán, um dos grandes ídolos da história do São Paulo, estreava pelo clube. Nascido em 14 de julho de 1945, na cidade de Soriano, no Uruguai, ele faz parte do seleto grupo de jogadores do país sul-americano que deixaram o nome marcado no Tricolor Paulista e ganharam o carinho da torcida.
A primeira partida do lateral pelo São Paulo foi um amistoso contra o CSKA Sofia, da Bulgária, no Estádio do Morumbi. E a estreia não foi das melhores. Lourival abriu o placar para os donos da casa, mas Roberto Dias, contra, e Grigorov viraram para os visitantes, garantindo a vitória dos búlgaros por 2 a 1.
No entanto, o resto da trajetória pela equipe paulista foi vitoriosa. Entre 1970 e 1975, Pablo Forlán disputou 243 partidas e marcou oito gols. No período, ele conquistou três títulos do Campeonato Paulista, em 1970, 1971 e 1975, dando início a um legado de uruguaios vencedores pelo Tricolor.
Revelado pelo Peñarol, o lateral-direito ainda acumulou passagens por Cruzeiro, Nacional-URU, Sud América-URU e Defensor Sporting-URU. Pela seleção do Uruguai, disputou as Copas do Mundo de 1966 e 1974.
Após se aposentar como jogador, em 1983, Forlán se tornou técnico das categorias da base do São Paulo. Anos depois, em 1990, assumiu o comando da equipe principal, mas ficou por pouco tempo, dando lugar a Telê Santana como treinador do Tricolor Paulista.
LEIA TAMBÉM:
- Santos x São Paulo: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Dois livres, um empréstimo e um acordo por Wendell: como o São Paulo se reforçou
- “Um dia eu quero voltar”: como Neymar, Lucas retornou e está perto de 200 jogos no São Paulo
- Calleri encara segunda maior vítima pelo São Paulo para acabar com jejum de 4 meses sem gol
- São Paulo finaliza preparação e põe invencibilidade do ano à prova em clássico contra o Santos