Há 88 anos, São Paulo usava o uniforme 2 pela primeira vez na história

91

GazetaEsportiva

A criação do tradicional uniforme de visitante do São Paulo não ocorreu no ano de fundação do clube. O pontapé inicial da história do Tricolor foi em 1930, enquanto a camisa com listras verticais em vermelho, branco e preto foi utilizada pela primeira vez no dia 29 de maio de 1932, data que completa 88 anos nesta sexta-feira.

A estreia da camisa ocorreu em um clássico contra o Santos, disputado na Chácara da Floresta. O São Paulo goleou por 4 a 0, com gols de Araken Patusca, Luizinho e Armandinho, que balançou as redes em duas oportunidades.

São Paulo goleou o Santos na estreia do uniforme 2 (Foto: A Gazeta Esportiva)

O uniforme utilizado na goleada, no entanto, tem uma série de diferenças em relação à atual segunda camisa do Tricolor. As listras eram mais finas e não havia o escudo do clube.PUBLICIDADE

Publicidade

O emblema do São Paulo foi inserido no uniforme apenas em 9 de julho de 1933. Curiosamente, a primeira partida com o novo formato também foi contra o Santos, em uma nova vitória por goleada. Desta vez, o Peixe perdeu por 4 a 1.Ao longo dos anos, a camisa das listras tricolores se popularizou como o uniforme de visitante do São Paulo, apesar de a equipe chegar a utilizá-la no Morumbi em algumas oportunidades.

A camisa 2 ficou marcada em diversas momentos históricos do São Paulo, como, por exemplo, a conquista da Copa Libertadores de 1993 contra a Universidad Católica, do Chile.

LEIA TAMBÉM: