Vadão não resiste a câncer no fígado e morre aos 63 anos

53

GazetaEsportiva

Morreu na tarde desta segunda-feira o ex-treinador Vadão, aos 63 anos, vítima de um câncer no fígado. Oswaldo Fumeiro Alvarez havia sido diagnosticado com a doença em dezembro e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o último dia 12.

Vadão deixa sua esposa Ana Alvarez e dois filhos, Adriano e Carolina Alvares, ambos faziam parte da assessoria de imprensa do pai. Ainda não se tem informações sobre o velório e sepultamento.

Natural de Monte Azul, no interior paulista, o ex-treinador colecionou passagens por Mogi Morim, Guarani, XV de Piracicaba, Athletico-PR, Corinthians, São Paulo, Ponte Preta, Bahia, Goiás, Sport, entre outros. Destaque para seu trabalho no Tricolor paulista em 2001, quando foi campeão da Taça Rio-São Paulo, lançando Kaká ao time profissional.

Publicidade

Seu nome é lembrado no Guarani, apontado como um ídolo, sendo vice-campeão brasileiro da Série B em 2009 e vice do Paulista em 2012. Ao todo, foram cinco passagens e 204 jogos pelo Bugre. No maior rival, a Ponte Preta, o técnico também é lembrado, tendo dirigido a Macaca quatro vezes.

O último trabalho de Vadão havia sido no ano passado com a Seleção Brasileira feminina. O comandante foi demitido poucos dias após a eliminação na Copa do Mundo da França. Apesar do fracasso no Mundial, teve bons resultados à frente do time feminino conquistando duas Copas América (2014 e 2018), a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos de 2015, dois Torneios Internacionais e um quarto lugar nos Jogos Olímpicos do Brasil em 2016.

Como jogador teve carreira discreta. Começou como meia-esquerda nas categorias de base do Guarani, antes de passar por Noroeste, Catanduvense e Botafogo-SP. Ao mesmo tempo, Oswaldo estudou educação física, até receber uma proposta para ser preparador físico da Portuguesa, abandonando a vida de atleta.

Veja os títulos da carreira de Vadão
Seleção Brasileira feminina
 Copa América: 2004 e 2008
Jogos Pan-Americanos:2015
Torneio Internacional de Futebol Feminino: 2014 e 2015

Criciúma
Campeonato Catarinense: 2013

Tokyo Verdy
Copa do Japão: 2005

São Paulo
Torneio Rio-São Paulo: 2001Athletico Paranaense
Campeonato Paranaense: 2000
Seletiva para a Libertadores: 1999

XV de Piracicaba
Campeonato Brasileiro Série C: 1995

LEIA TAMBÉM: