GazetaEsportiva
Após reorganização do clube em 1935, o Campeonato Paulista de 1943 foi o primeiro título de competição oficial do São Paulo. Enfrentando o Palmeiras no jovem estádio do Pacaembu, o São Paulo conquistou o título com um empate por 0 a 0. Porém, essa taça tem uma grande historia por trás: a fé do clube fez um dia a “moeda cair em pé.”
A história surgiu de um diálogo que teria acontecido na reunião do conselho arbitral que definiria o regulamento do Campeonato Paulista de 1943, quando os presidentes dos times debateram diversas alternativas. Sem chegarem a um consenso, um dirigente teria afirmado que bastaria jogar ao ar uma moeda para definir o vencedor daquele ano. Se ao cair desse cara, o campeão seria o Corinthians, se desse coroa, seria o Palmeiras. Mas e o São Paulo?
Ao ser questionado sobre o Tricolor, um dos presentes teria afirmado: “Só se a moeda cair de pé”. Os dirigentes do clube aceitaram a ideia, pois acreditavam que eram o “Clube da Fé”. Para isso, o São Paulo se reforçou e deslanchou com Zezé Procópio, Noronha, Ruy, Zarzur e Sastre.
No dia 3 de outubro de 1943, com uma grande campanha e superando os favoritos, a moeda caiu de pé. Com um empate por 0 a 0 com o Palmeiras, o São Paulo conquistou o Paulistão pela segunda vez em sua história.
LEIA TAMBÉM:
- Calleri e Rato são ausências em coletivo do São Paulo no CT; veja escalações
- Convocações de Bobadilla abrem espaço para Marcos Antônio se firmar no São Paulo
- São Paulo mira vaga direta na Libertadores e disputa ponto a ponto com o Internacional
- Feminino Sub-17 enfrenta o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão
- Basquete Tricolor visita a Unifacisa pelo NBB