GloboEsporte
André Hernan e Martín Fernandez
Entidade se reuniu com as equipes nesta quarta-feira para definir próximos passos do retorno gradual aos treinos; futebol está paralisado por conta da pandemia de coronavírus.
A Federação Paulista de Futebol se reuniu em conferência virtual com representantes dos 16 clubes da Série A1 do Campeonato Paulista nesta quarta-feira para decidir e anunciar os próximos passos para a volta gradativa aos treinos.
Ainda sem o aval das autoridades de saúde do governo e das prefeituras, a FPF orientou as diretorias dos clubes a iniciarem os testes de coronavírus nos jogadores a partir de segunda-feira, 15 de junho. Existe uma expectativa positiva para a liberação das atividades a partir desse dia.
Inicialmente, a FPF esperava ter um sinal verde já na reunião desta quarta-feira. Por isso, alguns clubes tinham comunicado aos jogadores que os testes seriam a partir de sexta-feira. Nesta quinta-feira, haverá uma reunião dos times da capital com o prefeito Bruno Covas para alinhas outros detalhes.
O retorno às atividades terá um esquema especial, com jogadores trabalhando individualmente, em campos e horários alternados, além do cumprimento dos outros protocolos de prevenção.
O Campeonato Paulista foi paralisado por conta da pandemia de coronavírus na décima rodada. Restam ainda dois jogos para o fim da fase de classificação, além dos confrontos de quartas de final, semifinal e final. Para o retorno dos jogos, não há nenhuma data prevista.
Sede da Federação Paulista de Futebol — Foto: Emilio Botta
Leia a nota oficial da FPF:
“A Federação Paulista de Futebol e os Clubes do Campeonato Paulista Série A1 – 2020 realizaram reunião via videoconferência, nesta quarta-feira, 10 de junho de 2020. Com o propósito de discutir as atitudes do Futebol Paulista diante da Pandemia de COVID-19, a FPF e os clubes anunciam os próximos passos para a volta gradativa dos treinos:
- A FPF e os clubes, unidos, aguardam aval das autoridades de saúde para retomar, de forma gradual, as atividades físicas dos atletas no dia 15 de junho, como previsto no Protocolo de Retomada Gradual dos Treinos;
- O Red Bull Bragantino, único clube que havia obtido autorização para atividades, paralisará os trabalhos e retornará em conjunto com as demais equipes;
- Nesta quinta-feira pela manhã, haverá reunião com a Prefeitura de São Paulo, a fim de entregar pessoalmente o Protocolo de Retomada Gradual dos Treinos. A reunião será com o Prefeito Bruno Covas, o Secretário de Esportes Maurício Landim, o Secretário Municipal de Saúde Edson Aparecido, o Presidente da FPF Reinaldo Carneiro Bastos, o Presidente do Corinthians Andrés Sanchez, o Presidente do Palmeiras Maurício Galiotte, o Presidente do São Paulo Carlos Augusto de Barros e Silva e o Presidente do TJD-SP Deputado Delegado Olim;
- O mesmo processo que acontecerá amanhã na Capital Paulista ocorre com os demais 13 clubes, que estão em contato direto com suas Prefeituras para entrega formal do Protocolo de treinos;
- Também nesta quinta-feira, haverá uma reunião do Sindibol (Sindicato das Associações de Futebol de São Paulo) com o Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo, o Sindicato dos Treinadores Profissionais de Futebol do Estado de São Paulo, o Sindicato dos Árbitros de Futebol de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo, a FPF e os 16 clubes. O intuito é criar uma mediação pré-judicial para que a retomada gradual aos trabalhos seja segura tanto nos aspectos de saúde como jurídicos.”
LEIA TAMBÉM:
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Por que geração campeã na base não resolve problemas do São Paulo para 2025
- Veja números de Wendell, lateral do Porto que está na mira do São Paulo
- Titular em lado carente, Igor Vinícius não foi procurado para renovar
- Fora dos planos do São Paulo, Luan desperta interesse do Remo