UOL
Diego Salgado
Corinthians como mandante no Morumbi. Essa combinação está ausente do futebol brasileiro há exatos 12 anos, desde o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2008, contra o Sport. O afastamento corintiano do estádio do São Paulo está ligado a uma promessa feita por Andrés Sanchez no começo de 2009, quando venceu as eleições no clube alvinegro. A declaração do mandatário aconteceu em meio a um imbróglio da divisão de ingressos para um clássico entre São Paulo e Corinthians, válido pelo Paulistão, que aconteceu no mesmo fim de semana da vitória de Andrés no pleito. Juvenal Juvêncio, então presidente do clube tricolor, reduziu a carga para corintianos a 10%. Foi a senha para uma ruptura.
Eleito, André prometeu que o time alvinegro não voltaria ao Morumbi em quanto fosse presidente do clube alvinegro. A declaração foi dada minutos depois de vencer a eleição no Parque São Jorge. O time, então, deixaria de pagar aluguel ao São Paulo pelo espaço. No Pacaembu, o repasse era feito aos cofres públicos, pois o estádio é municipal. “Enquanto eu for presidente, o Corinthians não joga mais no Morumbi. Não tem [determinação de] federação, CBF ou Conmebol. Pelos próximos três anos, o Corinthians não joga mais no Morumbi, a menos quando o São Paulo for o mandante, é claro”, disse na ocasião.
Andrés ficou três anos no cargo e, na sequência, dois dirigentes do seu grupo político, Mario Gobbi Filho e Roberto de Andrade, assumiram o posto. André voltou à presidência do Corinthians no começo de 2018. Neste período de 12 anos, o Corinthians jogou 22 vezes no Morumbi, sempre como visitante. Os dados foram obtidos no Almanaque do Timão. Foram 21 partidas contra o São Paulo e uma diante do Santos, em 2013.
O Corinthians tem uma rica história no Morumbi. Como mostrou um levantamento do UOL Esporte, o time alvinegro conquistou 14 títulos no estádio do São Paulo, incluindo o Paulistão de 1977, marcado pelo fim da fila, e as edições de 1990, 1998 e 1999 do Brasileirão. No Pacaembu, onde o clube mandou a maior parte dos seus jogos entre o segundo semestre de 2008 e o primeiro de 2014, a equipe ergueu nove troféus. Três deles nesse período: Brasileirão 2011, Libertadores 2012 e Recopa 2013.
Desde maio de 2014, o time alvinegro atua na Arena Corinthians como mandante. Em pouco mais de seis anos, a equipe já disputou 200 jogos no local. Embora não tenha que pagar aluguel para ninguém, o clube não tem mais receita de bilheteria. Todo o montante é destinado ao fundo responsável pelo pagamento do estádio. A reportagem procurou o presidente Andrés Sanchez para comentar o assunto, mas o dirigente não quis se manifestar.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo