Ex-São Paulo, Souza lembra as famosas tretas com Vampeta: “Ele bateu com um cabra arretado”

140

GloboEsporte

Denison Roma

Jogadores travaram um duelo particular no futebol jogado e também falado.

O clássico São Paulo x Corinthians já foi marcado por provocações entre Souza e Vampeta. Em 2007, por exemplo, não tinha alfinetada sem resposta imediata. As tretas entre os dois nordestinos ganharam muita repercussão na imprensa.

Publicidade

O tempo passou, cada um seguiu um caminho diferente, mas as histórias continuam na memória de Souza. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o alagoano lembrou como foi aquela fase que marcou a sua passagem pelo São Paulo.

– De verdade, não foi nada programado. Ele aproveitou a fase boa que teve no Corinthians e, quando voltou achando que ia continuar, aí pegou um nordestino, cabra arretado, numa fase boa, cheio de alegria no coração, todo extrovertido, aí pegou um igual ou pior que ele… Aí já viu. Começamos a usar aquele ditado: “Pau que dá em Chico, dá em Francisco também”.

Souza zoou muito Vampeta na época de São Paulo — Foto: Van Campos/Estadão Conteúdo

Souza zoou muito Vampeta na época de São Paulo — Foto: Van Campos/Estadão Conteúdo

E eu sempre escutei que chumbo trocado não dói, mas nele doeu um pouquinho. Ele não aguentou.

O alagoano falou também como é o contato hoje com o baiano Vampeta.

– Eu encontrei ele algumas vezes, não era um amigo particular, mas um companheiro de profissão. E como eu sempre acompanhei o futebol, eu via as tirações de onda que ele fazia, mas nunca me imaginei um dia no São Paulo participando de tudo aquilo que eu via ele fazer.

Vampeta também ficou famoso pelas provocações — Foto: Reprodução TV Globo

Vampeta também ficou famoso pelas provocações — Foto: Reprodução TV Globo

Em 2007, circulou na Internet uma foto em que Souza e Vampeta apareciam juntos, num bar. O alagoano garantiu que ela não é verdadeira.

– Eu lembro, vi a foto, mas foi uma montagem.

Com a experiência de quem já rodou por grandes clubes do futebol brasileiro, Souza disse que sente falta das brincadeiras, provocações. Elas serviam como motivação para os clássicos entre são-paulinos e corintianos.

– Vale ressaltar que isso também faz parte do futebol, mas se perdeu um pouco, porque, quando começam a distorcer as coisas, levar por outro lado, sempre vem um torcedor para torcer e outro para brigar. Infelizmente. Eu acho que tem que ter ser essa provocação sadia, claro, sem violência. Pena que o futebol perdeu um pouco disso.

Souza tem 41 anos e defende hoje o Murici — Foto: Jailson Colácio/Ascom Murici

Souza tem 41 anos e defende hoje o Murici — Foto: Jailson Colácio/Ascom Murici

Nesta temporada, Souza, de 41 anos, surpreendeu ao ser anunciado como grande contratação do Murici para disputa do Campeonato Alagoano. Até a paralisação do estadual, em 16 de março, o meia tinha disputado três partidas pelo clube.

Algumas tretas famosas

Souza

“Estão dizendo que o Vampeta é o salvador da pátria. Salvador da pátria eu só conheço o Sassá Mutema” (05/08/2007)

Vampeta

“Sassá Mutema? Ele tinha uma mulher bonita, não? A Maitê Proença. Então, sou o Sassa, pode colocar aí” (07/08/2007)

Vampeta

“Pet é craque. Valdivia é o 10 do Chile e craque também. Já o 10 do São Paulo é um palhaço. O Souza como 10 do São Paulo é uma piada, ele tinha que jogar com a 17, 18” (03/08/2007)

Souza

“Tenho dó do Vampeta. É a única maneira de ele aparecer. Ele diz que não sou bom. Os números não dizem isso, e eu provo dentro de campo e não falando” (04/09/2007)

Souza

“Vai ser sempre um jogo especial para mim. Vampeta só tem me motivado. Ganharam do Santos e já cutucaram o Santos, agora disseram que querem a gente. Vamos esperar, há cinco anos eles estão querendo a gente” (04/09/2007)

Vampeta

“Ele deve estar com dó de mim porque tenho 15 apartamentos… E ele, tem quantos? Você acha que eu voltei para o Corinthians para quê? Foi para jogar esses jogos (clássicos). Foi muito bom vencer o Santos e deu uma ótima repercussão. O São Paulo é um grande time e o deles está guardado” (06/09/2007)

LEIA TAMBÉM: