Perfil polêmico e litígio com Santos: o que pensa o São Paulo sobre Cueva tentar voltar ao clube

450

GloboEsporte

Leonardo Lourenço e Marcelo Hazan

Peruano se ofereceu para retornar ao Tricolor; relembre situações com o meia.

Cueva se ofereceu para voltar ao São Paulo e disse que aceitaria um contrato de produtividade, durante uma transmissão ao vivo com o perfil “Notícias do Tricolor” no Instagram, na última quinta-feira.

Publicidade

Mas não há nenhuma discussão no clube pelo jogador. A chance de contratação hoje é zero.

O peruano não tem o perfil de jogador buscado para o elenco do São Paulo. Além disso, o Tricolor sabe que o Santos cobra a rescisão de Cueva na Fifa. Uma possível condenação do jogador a pagar o rival pode gerar uma despesa milionária ao clube que o contratar.

Isso porque Cueva deixou o Santos em litígio. Ele alegou atrasos nos pagamentos e solicitou liberação à Fifa para que pudesse defender o Pachuca, do México. A Fifa concedeu a liberação, mas indicou que o Santos tinha o direito de processar o jogador para cobrar a multa rescisória.

Nesses casos, o jogador é processado, mas também podem fazer parte da ação clubes que eventualmente contratem o atleta – que podem ser obrigados a pagar os valores de uma decisão por serem solidários ao jogador.

Cueva passou os últimos seis meses no México, mas foi liberado para buscar outro clube na próxima janela de transferência.

Cueva defendeu o São Paulo entre 2016 e 2018 — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Cueva defendeu o São Paulo entre 2016 e 2018 — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Atuações marcantes e polêmicas no São Paulo

Cueva chegou ao São Paulo em 2016 e saiu em 2018, negociado com o Krasnodar, da Rússia, após seguidos problemas de indisciplina. Fez 87 jogos e 20 gols.

Seu jogo mais lembrado pela torcida é a goleada por 4 a 0 do São Paulo sobre o Corinthians, no Morumbi, em 2016, quando fez um gol de cavadinha, deu três assistências e teve atuação de gala. Naquela temporada de briga contra o rebaixamento o time tinha uma espécie de “Cuevadependência”.

Relembre abaixo cinco grandes atuações de Cueva no São Paulo:

05/11/2016 – São Paulo 4×0 Corinthians

Melhores momentos de São Paulo 4 x 0 Corinthians pela 34ª rodada do Brasileirão

Melhores momentos de São Paulo 4 x 0 Corinthians pela 34ª rodada do Brasileirão

22/10/2017 – São Paulo 2×0 Flamengo

Melhores momentos de São Paulo 2 x 0 Flamengo pela 30ª rodada do Brasileirão

Melhores momentos de São Paulo 2 x 0 Flamengo pela 30ª rodada do Brasileirão

28/10/2017 – São Paulo 2×1 Santos

Melhores momentos de São Paulo 2 x 1 Santos pela 31ª rodada do Brasileirão 2017

Melhores momentos de São Paulo 2 x 1 Santos pela 31ª rodada do Brasileirão 2017

17/07/2016 – Corinthians 1×1 São Paulo

Melhores momentos: Corinthians 1 x 1 São Paulo pela 15ª rodada do Brasileirão 2016

Melhores momentos: Corinthians 1 x 1 São Paulo pela 15ª rodada do Brasileirão 2016

31/07/2016 – São Paulo 2×2 Chapecoense

Melhores momentos: São Paulo 2 x 2 Chapecoense pela 17ª rodada do Brasileirão

Melhores momentos: São Paulo 2 x 2 Chapecoense pela 17ª rodada do Brasileirão

Mas a trajetória de altos e baixos dentro de campo foi acompanhada de polêmicas fora das quatro linhas. Algumas delas foram:

  • A sua contratação causou divergência no departamento de futebol e gerou a saída do então diretor Luiz Cunha, em 2016;
  • Em 2017, sofreu uma lesão pela seleção do Peru depois de ser poupado em um planejamento especial do São Paulo. O episódio foi lamentado pelo então técnico Rogério Ceni, porque ele perdeu o camisa 10 em um momento decisivo da temporada;
  • Ficou fora de um clássico com o Santos, também em 2017. Segundo o então técnico interino Pintado, o peruano não quis viajar com o grupo porque seria reserva;
  • Foi multado por se apresentar com seis dias de atraso na pré-temporada de 2018;
  • Pediu para não ser relacionado para um jogo contra o Mirassol, depois de o São Paulo negar uma oferta para comprá-lo;
  • Foi repreendido publicamente por Raí na ocasião: “O Cueva nos pediu para não participar do jogo e nós avaliamos que ele não está plenamente comprometido com a agenda do clube neste momento. Assim, decidimos não levá-lo com a delegação para Mirassol. Nós lamentamos essa situação e estamos trabalhando para tê-lo apto física e mentalmente e à disposição para voltar a contribuir com o São Paulo o mais rápido possível. O São Paulo não abre mão do jogador neste momento”;
  • Publicou um posicionamento do caso no qual citava ser reserva do time: “Me pareceu que não sou importante para o time, e pedi para não viajar e analisar as propostas que chegaram para mim”. Depois apagou o post;

Mais polêmica no Santos

Cueva não fez nenhum gol pelo Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

Cueva não fez nenhum gol pelo Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

No ano passado, Cueva acertou com o Santos, mas a passagem na Vila Belmiro foi recheada de polêmicas. Ele não fez nenhum gol, foi afastado por Jorge Sampaoli e terminou em litígio com o clube. O meia abandonou o Santos alegando atrasos em fevereiro e se transferiu para o Pachuca, onde teve seu último e breve contrato.

O Santos, então, foi à Fifa pedir uma indenização para amenizar a dívida que tem com o Krasnodar, da Rússia, pela compra do jogador, que é de US$ 7 milhões (cerca de R$ 30 milhões). O caso ainda não teve uma solução.

Recentemente, a um canal argentino, Cueva já tinha citado o São Paulo como um destino sonhado para o segundo semestre. Além do Tricolor, o Boca Juniors também apareceu como um desejo do peruano.

LEIA TAMBÉM: