GloboEsporte
Ex-goleiro fez uma de suas melhores partidas da carreira em triunfo pela Sul-Americana.
A noite do dia 23 de outubro de 2013 ficará sempre marcada na memória do torcedor são-paulino como uma das maiores atuações de Rogério Ceni com a camisa do São Paulo.
Naquela quarta-feira, o Tricolor enfrentou a Universidad Católica, no Chile, precisando da vitória para avançar às quartas de final da Copa Sul-Americana. No primeiro jogo, no Morumbi, a equipe comandada por Muricy Ramalho havia empatado em 1 a 1.
O GloboEsporte.com relembra, nesta quinta-feira, dia de “TBT” (Throwback Thursday, termo em inglês que se popularizou nas redes sociais com postagens antigas às quintas-feiras), esta partida, vencida pelo São Paulo por 4 a 3 e com um show de Rogério Ceni.
Relembre no vídeo acima uma reportagem especial do jogo, com uma entrevista do ex-goleiro sobre o duelo. Abaixo, relembramos o confronto, além de um vídeo de bastidor.
Rogerio Ceni defesa jogo São Paulo contra Universidad Católica — Foto: Andres Pina
O jogo
A história desse confronto não pode começar sem a citação a Rogério Ceni. Você pode se perguntar como um goleiro é lembrado por um jogo em que sofreu três gols.
Mas a resposta é simples: Ceni foi vazado três vezes, mas fez pelo menos nove defesas com um alto índice de dificuldade e foi fundamental para a classificação.
Mas vamos voltar ao início. O técnico Muricy Ramalho teve que fazer algumas improvisações na equipe e começou com Paulo Miranda na lateral direita e Douglas na esquerda. A equipe sentiu as modificações, e o sistema defensivo ficou exposto.
Aos 16 minutos do primeiro tempo essa deficiência foi comprovada. O volante Tomás Costa, da Universidad Católica, pegou a bola na intermediária, passou por Rodrigo Caio e Paulo Miranda e trombou com Rafael Toloi. A bola sobrou para Sosa, livre, bater colocado, à esquerda de Rogério Ceni.
Embora a defesa estivesse bagunçada, o ataque estava entrosado, e a resposta foi rápida. Dois minutos depois, Aloísio recebeu de Maicon, girou sobre o marcador e bateu na saída do goleiro para empatar.
Aloísio comemora gol contra a Universidad Catolica com sua típica voadora — Foto: AP
Aos 22 minutos mais uma bobeada dos defensores são-paulinos, e Cordero não perdoou após um contra-ataque ocasionado por um escorregão de Douglas. Mas como uma reprise do primeiro gol, imediatamente o Tricolor empatou a partida novamente com bela assistência de Ganso para Aloísio.
Após esse ritmo alucinante, foi a vez de Rogério Ceni aparecer. Impulsionada pelos torcedores, a Universidad Católica foi com tudo para cima e o goleiro são-paulino foi obrigado a fazer duas grandes defesas. Ainda teve tempo de uma bola na trave e outra salva em cima da linha por Maicon.
Segundo tempo de Ceni
O segundo tempo começou assim como o final do primeiro: os donos da casa pressionando e Rogério Ceni salvando. Logo aos 5 minutos, o goleiro defendeu um chute à queima-roupa de Sosa e deu ânimo ao time. O São Paulo melhorou.
Aos 19 minutos, o Tricolor aproveitou um contra-ataque, e Aloísio tocou para Ademílson deixar o time brasileiro pela primeira vez à frente no placar. Aos 23, nova defesa bonita de Ceni. No minuto seguinte, porém, pênalti para a Católica que Mirosevic converteu: 3 a 3.
Para coroar a atuação de gala de Rogério Ceni, o São Paulo foi em busca da vitória, e o gol saiu aos 40 minutos, com o atacante Welliton. Ele recebeu bom passe da Ganso e tocou por baixo do goleiro Tosselli para selar a classificação para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
– Sinceramente, acho que (o Ceni) deveria ser mais reconhecido, porque o que esse cara fez aqui e está fazendo é brincadeira. No futebol brasileiro é assim, os ídolos são esquecidos rapidamente. É muito triste. Não é justo, porque o que esse cara está agarrando… As pessoas só falam de pênalti perdido, mas ele é goleiro – disse Muricy após o confronto.
Welliton comeomra gol do São Paulo contra a Universidad Católica, em 2013 — Foto: AP
Bastidores
Após a vitória no Chile, o São Paulo divulgou imagens dos bastidores da classificação emblemática do clube. No vídeo, Rogério Ceni aparece incentivando os companheiros em uma roda antes da partida e mostra a comemoração dos atletas dentro de campo.
Assista abaixo:
Os bastidores da classificação do São Paulo no Chile
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo x Atlético-MG: onde assistir ao vivo, horário e escalações
- Veja o que o São Paulo precisa para ter sua melhor campanha no Brasileiro em dez anos
- Sem confronto direto, São Paulo vê adversários dispararem e briga por G-5 mais distante
- São Paulo anuncia mais de 25 mil ingressos vendidos para duelo com Atlético-MG
- Liderança ativa: veja como Rafinha, Calleri e Lucas atuam também fora do campo no CT do São Paulo