Você sabia? Atleta japonês jogou no São Paulo após indicação de Pelé e inspirou famoso desenho

107

GazetaEsportiva

O primeiro atleta japonês que atuou no Brasil foi Musashi Mizushima. Com uma história curiosa, o jogador chegou ao São Paulo após indicação de Pelé e inspirou o desenho “Super Campeões”, famoso entre os anos 1980.

A trajetória de Musashi Mizushima teve início em 1974. Na ocasião, o atleta tinha apenas 10 anos de idade e foi observado por Pelé em uma viagem ao Japão. O Rei do futebol aconselhou a família do garoto que tentasse uma oportunidade no Brasil. A dica foi acatada e, em 1975, o jovem desembarcou em Santos.

Dada a influência de Pelé, a tendência era que o japonês atuasse no Santos. No entanto, o Peixe não tinha uma equipe para jogadores desta idade em suas categorias de base.

Publicidade

Musashi Mizushima recebeu então uma recomendação de Zoca, irmão de Pelé, para buscar uma vaga no São Paulo, onde o atleta foi aprovado após teste no Morumbi. Ao longo de sua passagem pela base do Tricolor, o meio-campista teve momentos de destaque, e chegou até mesmo a ser capitão.

Ficha técnica de Musashi Mizushima em sua chegada ao São Paulo (Foto: Divulgação/SPFC)

Já na equipe profissional, a trajetória não foi positiva. O japonês realizou apenas uma partida oficial pelo São Paulo, em um amistoso contra o Bragantino em 1985, no qual o Tricolor perdeu por 4 a 3. Mizushima começou o jogo como reserva e entrou no lugar de Pintado.

Na sequência, o jogador não teve mais oportunidades e chegou a ser emprestado para equipes como São Bento, Portuguesa e Santos. Em 1989, o meia rescindiu com o São Paulo.

Apesar de não ter grande destaque, a passagem de Musashi Mizushima pelo São Paulo ganhou grande repercussão no Japão. O atleta, inclusive, inspirou a criação do personagem “Oliver Tsubasa”, protagonista do desenho “Super Campeões”.

LEIA TAMBÉM: