GazetaEsportiva
Bola cruzada à meia altura na área, o atacante mergulha e, de cabeça, manda para as redes. O narrador afirma: “Gol de peixinho!”. A expressão popularizou-se e poucos sabem que sua origem foi um tento marcado por um atacante do São Paulo, em uma partida histórica para o clube.
No dia 2 de outubro de 1960, o Tricolor realizou a estreia do Morumbi, que sequer possuía todas as suas arquibancadas construídas. Naquela data, o São Paulo recebeu o Sporting, de Portugal, e venceu por 1 a 0. O único gol da partida foi anotado pelo ponta-direita Peixinho.
O time trabalhou a posse até a bola chegar em Jonas, pela direita. O jogador cruzou para dentro da área e Peixinho saltou para marcar o gol da vitória do Tricolor. O tento, que entrou para a história do clube, também cunhou o gol no qual o jogador mergulha e testa para as redes.
“Hoje sou o mais feliz de todos os são-paulinos. Quando vi a bola ‘beijar’ as redes, senti vontade de chorar, rir, pular feito um doido. E acho que não era para menos. De qualquer forma, meu nome vai ficar na história do nosso grande estádio. E eu, como jogador de futebol e como são-paulino, não quero mais nada na vida!”, afirmou à época Peixinho ao jornal Gazeta Esportiva.
LEIA TAMBÉM:
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar
- Reforço do São Paulo, Oscar deve vestir a camisa 8 no próximo ano
- Papos, memórias e boas-vindas: o papel de Lucas Moura no acerto entre São Paulo e Oscar