GazetaEsportiva
O São Paulo Futebol Clube foi fundado oficialmente em 1930, a partir da junção de dissidentes do Club Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras. Por conta dessa fusão, o novo time incorporou a cor vermelha do primeiro e a preta do segundo, sendo que a branca era comum às duas agremiações que se reuniram. No entanto, o Tricolor por pouco não teve outro apelido, visto que o clube ficou próximo de integrar também o azul celeste e tornar-se “quadricolor”.
Isso porque a Associação Athlética São Bento, que possuía um escudo e uniforme alvi-celestes, tinha planos de participar da fusão entre o Paulistano e a AA das Palmeiras. O clube disputava apenas torneios amadores, sendo desmantelado em 1929, com o fim da Liga dos Amadores. Dessa forma, a união com as duas outras equipes seria uma maneira de estender sua existência.
No entanto, a troca do associado de maior renome do São Bento trouxe divergências internas na agremiação, que de última hora ficou de fora do processo que culminou na origem do São Paulo. Nos anos seguintes, o clube alvi-celeste buscou novamente chegar a um acordo com o time recém formado por dissidentes do Paulistano e da AA das Palmeiras, porém não obteve sucesso.
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – Despesas
- Ex-São Paulo e Fluminense, Felipe Alves acerta com o Noroeste
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Por que geração campeã na base não resolve problemas do São Paulo para 2025
- Veja números de Wendell, lateral do Porto que está na mira do São Paulo