GazetaEsportiva
Pedro Nascimento
Depois de defender o São Paulo, Rafael Tolói foi vendido à Atalanta, da Itália, na metade de 2015. Desde que chegou ao clube, o zagueiro firmou-se como um dos pilares defensivos da equipe, que tem encantado a Europa na atual temporada com um futebol ofensivo e resultados empolgantes.
Em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, Tolói buscou explicar o sucesso da Atalanta na Itália e no continente. No momento, a equipe é a segunda colocada do campeonato nacional, além de estar garantida nas quartas de final da Liga dos Campeões, tendo o Paris Saint-Germain pela frente.
“Acredito que esse é o mérito de um grande grupo que tem sempre o pensamento em crescer e melhorar. Somos uma equipe que joga há bastante tempo juntos e que tem um grande treinador que entende muito sobre tática. O professor Gasperini é um amante do futebol agressivo, ofensivo e tem as peças certas para isso”, afirmou o zagueiro.
Olhando para trás, Tolói acredita que conseguiu desenvolver seu futebol em todos os aspectos desde que deixou o São Paulo e transferiu-se para a Atalanta, onde é titular absoluto.
“Acho que evolui em todos os aspectos, pois nós, atletas, não podemos nunca nos acomodar. Podemos sempre estar melhorando e é isso que eu tenho em mente que a cada dia quero melhorar e aprender mais. Estou em um bom momento no Atalanta e sei que com o trabalho e dedicação seguirei crescendo aqui”, disse o jogador.
Por fim, Tolói não esconde que tem o objetivo de chegar à Seleção Brasileira. O defensor pondera que sua equipe atua em um sistema tático diferente do que é utilizado por Tite, porém garante que trabalhará firme para alcançar o sonho.
“Sempre sonhei com isso, sei que não é fácil e temos muitos jogadores capacitados, mas sigo trabalhando forte e sonhando com essa oportunidade. A forma que jogamos no Atalanta é diferente como joga a Seleção Brasileira. Aqui jogamos com três zagueiros e penso que a parte tática pode pesar também, porém o importante é seguir bem aqui na Itália e só assim pode ser possível a realização desse sonho de ser convocado”, finalizou.
Com a camisa do São Paulo, Tolói disputou 128 partidas oficiais e marcou cinco gols. Já pela Atalanta, o zagueiro entrou em campo em 161 partidas e balançou as redes oito vezes.
LEIA TAMBÉM:
- Por que Rafinha e São Paulo renovaram contrato por três meses e quais próximos passos do lateral em 2025
- São Paulo aguarda saídas para aliviar finanças e avançar em contratações
- Confira a programação do São Paulo para a pré-temporada de 2025 nos EUA
- Basquete Tricolor é superado pelo União Corinthians no NBB
- São Paulo encerra temporada como time que mais ficou com a bola no Brasileirão