Quem joga? Quem corre por fora? Veja balanço e bastidores dos treinos do São Paulo em Cotia

327

GloboEsporte

André Hernan, Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan 

Após período no CT da base, Tricolor tem time praticamente definido e novas opções.

O São Paulo encerrou a concentração de sete dias no CT de Cotia na última quarta-feira com um time titular praticamente definido e novas variações testadas pelo técnico Fernando Diniz para o reinício do Campeonato Paulista. (assista no vídeo acima a um panorama do Tricolor em campo).

Publicidade

A principal incógnita durante o período de atividades era sobre a vaga deixada por Antony, vendido ao Ajax, da Holanda, no ataque. Diniz tinha algumas opções: Pablo, Everton, Helinho, Paulinho Boia e Toró.

Após os treinos fechados para a imprensa e um pouco de mistério, a escolha foi por Pablo, modificando pouco a forma como o time atuou nos primeiros jogos da temporada. Isso porque, no começo do ano, Antony não participou das seis primeiras rodadas do Paulistão, e Pablo atuou em praticamente todos eles como titular. Em determinadas ocasiões como centroavante, e em outras pela ponta direita, alternando com Alexandre Pato.

O restante da equipe, porém, não sofreu alterações em relação àquela que vinha atuando. Logo, a escalação que deve estar em campo contra o Bragantino, no Morumbi, na próxima semana tem: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Pablo, Vitor Bueno e Alexandre Pato.

Pablo durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Pablo durante treino do São Paulo — Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Liziero como alternativa

Na última quarta-feira, último dia de treinos no CT de Cotia, o volante Tchê Tchê foi poupado das atividades por precaução após uma semana de exercícios com alta carga de intensidade. Para o seu lugar, Fernando Diniz optou por Liziero.

A escolha dá uma ideia do que o treinador pensa caso um de seus principais jogadores não tenha condições de jogo ao longo da temporada. Liziero é polivalente assim como Tchê Tchê e tem como principal característica o passe. No entanto, caso Liziero jogue na mesma posição ocupada por Tchê Tchê (primeiro volante), o São Paulo perderia a força defensiva.

Pensando nisso, Diniz deve recuar Daniel Alves para primeiro volante, enquanto Liziero fica como segundo. Pelo menos foi assim que o clube divulgou a formação da equipe em seu site oficial . O time perde um pouco da mobilidade na transição entre defesa e meio de campo, mas ganha em poderio defensivo.

Os titulares no treino de quarta-feira: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Daniel Alves, Liziero e Igor Gomes; Pablo, Vitor Bueno e Alexandre Pato.

Liziero durante treino do São Paulo, em Cotia — Foto: Divulgação

Liziero durante treino do São Paulo, em Cotia — Foto: Divulgação

Reservas correm por fora; veja variações

Além de Liziero, testado no time titular, outros jogadores que não receberam tantas oportunidades neste ano podem aparecer durante a maratona de jogos que o clube terá entre Campeonato Paulista, Brasileiro e Libertadores.

No treino de quarta-feira, quatro jogadores considerados reservas foram observados na equipe titular:

  • Igor Vinicius – o lateral-direito é a primeira opção para o lugar de Juanfran. Por conta da idade do espanhol (35 anos), Igor Vinicius deve ser utilizado em muitas ocasiões para revezar com o veterano. Ele ainda pode atuar como ponta-direita.
  • Luan – primeiro volante de ofício, Luan pode dar mais consistência ao setor defensivo e até ser uma opção caso Diniz queira atuar com três zagueiros;
  • Everton – as principais características do atacante são a velocidade e a experiência em jogar pelos lados do campo. Hoje, Everton é o reserva imediato de Pablo pela ponta direita.
  • Paulinho Boia – reintegrado ao elenco profissional no retorno aos treinos, o atacante revelado nas categorias de base do São Paulo dá a Fernando Diniz a opção de ter no time as mesmas características que Antony desempenhava. Aos 22 anos, Boia tem velocidade e o drible curto.
Everton durante treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Everton durante treino do São Paulo — Foto: Divulgação

Bastidores de Cotia e a reaproximação do elenco

Os sete dias do elenco em Cotia tiveram um balanço positivo para a comissão técnica e pelos próprios jogadores.

Além do foco nos treinos em dois períodos, a delegação pôde se reaproximar. Após três meses de quarentena, toda a comissão e os jogadores perderam um pouco do contato, e a convivência foi vista como produtiva para retomar esse entrosamento dentro e fora de campo.

Foi comum ver nas redes sociais os jogadores interagindo entre si, como no vídeo divulgado por Alexandre Pato em que ele registra Daniel Alves imitando um pavão.

Caneta em Bóia, briga de pavão e imitação de Daniel Alves: Pato se diverte em Cotia

Caneta em Bóia, briga de pavão e imitação de Daniel Alves: Pato se diverte em Cotia

Nesta quinta-feira, os jogadores estão de folga e retomam os trabalhos na sexta. A partir de agora, as atividades serão realizadas no CT da Barra Funda, sem o regime de concentração e seguindo todos os protocolos de saúde devido à pandemia do novo coronavírus, que ainda segue impondo diversas restrições no Estado de São Paulo.

Fernando Diniz, técnico do São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

Fernando Diniz, técnico do São Paulo — Foto: Reprodução / Twitter

LEIA TAMBÉM:

1 COMENTÁRIO

  1. My developer is trying to persuade me to move to .net from PHP.
    I have always disliked the idea because of the expenses.
    But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress on a number of websites
    for about a year and am nervous about switching to
    another platform. I have heard very good things about blogengine.net.
    Is there a way I can import all my wordpress posts into it?
    Any help would be greatly appreciated!