Rival do São Paulo na Libertadores perde maior estrela; veja balanço

1357

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Valencia não está mais na LDU; River Plate e Binacional também têm mudanças no elenco.

Embora tenha retornado aos treinos com bola no dia 1º de julho, o São Paulo tem uma preocupação: o tempo de preparação que terá em comparação a outros rivais. Para o Paulistão essa aflição é menor, já que todos os times do estado retornaram na mesma data.

Publicidade

A competição será reiniciada no próximo dia 22. O Tricolor encara o Bragantino, no Morumbi. No caso do Brasileirão, porém, a diferença para o Flamengo é de quase um mês e meio, visto que o clube carioca iniciou atividades na Gávea no dia 20 de maio. O torneio nacional começa 9 de agosto.

Mas e os adversários do São Paulo no Grupo D da Libertadores?

GloboEsporte.com levantou as situações de River Plate, LDU e Binacional e mostra abaixo o panorama de cada um dos rivais do Tricolor, vice-líder da chave, e quais as novidades de cada clube. A competição ainda não tem data definida para reiniciar.

Igor Gomes comemora gol do São Paulo contra a LDU — Foto: Marcos Ribolli

Igor Gomes comemora gol do São Paulo contra a LDU — Foto: Marcos Ribolli

River Plate

No dia em que o São Paulo retomava as atividades com bola (1º de julho), os cidadãos de Buenos Aires recebiam a notícia de que um isolamento mais rigoroso seria aplicado até o próximo dia 17. A capital da Argentina tem 97% dos casos de coronavírus de todo o país.

Diante desse cenário incerto e preocupante, o River Plate ainda não retornou aos treinos em seu centro de treinamento, e o técnico Marcelo Gallardo segue passando as atividades aos seus jogadores de forma on-line, com horários específicos para as atividades.

O clube argentino não se reforçou durante a pausa, mas terá o retorno de sete jogadores emprestados: Jorge Moreira​ (Portland Timbers), Luciano Lollo (Banfield), Carlos Auzqui​ (Lanús), Joaquín Arzura​ (Huracán), Zacarías Morán Correa (Chacarita), Matías Moya (Banfield), Alan Marcel Picazzo (Villa Dálmine).

Playlist: Veja todos os gols de Ceni na Libertadores de 2005:

Os atletas terão suas situações analisadas pela diretoria, mas a expectativa é que todos eles sejam emprestados novamente por não estarem nos planos do treinador. .

Por outro lado, o plantel de Marcelo Gallardo não conta mais com o atacante Ignacio Scocco, que não teve o contrato renovado e foi anunciado no início deste mês pelo Newell’s Old Boys, também da Argentina.

O elenco ainda corre o risco de perder mais jogadores importantes, como Lucas Martinez Quarta, Gonzalo Montiel e Rafael Santos Borré, três jovens promessas do clube e que são assediados pelos europeus.

LDU

Melhores momentos de São Paulo 3 x 0 LDU pela Taça Libertadores

Melhores momentos de São Paulo 3 x 0 LDU pela Taça Libertadores

O clube equatoriano perdeu a sua maior estrela durante a pandemia do novo coronavírus. Antonio Valencia, ídolo do Manchester United, teve contrato rescindido de forma amigável com a LDU devido à grave crise financeira vivida com a paralisação das competições.

Os demais jogadores que permaneceram no elenco retornaram aos treinos no dia 10 de junho após uma queda considerável no número de contaminados e mortes no Equador. Os treinos são realizados em um turno, geralmente pela manhã, e seguindo protocolos de saúde e higiene. O clube não relatou contaminados com a Covid-19.

Antes da paralisação, o São Paulo derrotou a LDU por 3 a 0, no Morumbi, e assumiu a segunda colocação do grupo D, com os mesmos três pontos que o River Plate (ganha no saldo de gols: 5 a 2). A LDU é terceira, também com três pontos, mas com saldo zero.

Binacional

Melhores momentos de Binacional 2 x 1 São Paulo pela Taça Libertadores

Melhores momentos de Binacional 2 x 1 São Paulo pela Taça Libertadores

A equipe peruana realizou os testes de Covid-19 no dia 30 de junho em 42 pessoas, entre jogadores e funcionários. Três atletas testaram positivo para a doença e não apresentaram sintomas. Eles foram colocados em isolamento e o Binacional decidiu retornar aos treinos no dia 8 de julho.

Passando por uma grave crise financeira, o Binacional demitiu funcionários e perdeu três jogadores: Nery Bareiro, Reimond Manco e Joaquín Astorga.

Em contrapartida, contratou Jean Deza e Omar Reyes. Os reforços, inclusive, causaram mal-estar no clube pelo fato de investirem em novos jogadores no mesmo momento em que cortavam salários e demitiam funcionários.

Considerado o azarão do Grupo D, o Binacional venceu o São Paulo por 2 a 1 na estreia, na altitude de quase 4 mil metros de Juliaca, mas perdeu de 8 a 0 para o River Plate, na Argentina.

LEIA TAMBÉM: