Goiás x São Paulo pelo Brasileiro é suspenso após testes positivos de covid

126
Partida Goiás x São Paulo é adiada após casos positivo de covid no elenco goiano - Reprodução/TV Globo
Partida Goiás x São Paulo é adiada após casos positivo de covid no elenco goiano Imagem: Reprodução/TV Globo

José Eduardo Martins e Pedro Ivo Almeida – Do UOL, em São Paulo

A partida Goiás São Paulo, que estava marcada para hoje (9), às 16h, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro acabou suspensa por decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O próprio clube do Centro-Oeste já havia pedido a remarcação do jogo por causa de dez testes positivos para o novo coronavírus no elenco profissional. Dos dez em questão, oito são titulares do time.

UOL apurou que o Goiás, mesmo com as contraprovas feitas hoje mais cedo, não teria atletas suficientes para entrar em campo. As contraprovas de 10 jogadores deram positivas.

“Respaldo é muito simples. 10 dos 23 atletas concentrados foram positivados. Infelizmente fomos comunicados dos resultados apenas hoje. Todos estavam concentrados. Diante do fato, preferimos agir com coerência e pedimos para que o jogo fosse adiado e entramos com liminar no STJD com essas alegações com o intuito que possamos rever essa partida. Por questões de segurança e de saúde também. Como estavam concentrados, não sabemos se os que deram negativo estão contaminados. Prevaleceu coerência e bom senso. STJD agiu de forma correta”, disse o presidente do Goiás, Marcelo Almeida às Rede Globo.

Publicidade

A CBF também confirmou a suspensão do jogo. “CBF suspende partida entre Goiás e São Paulo válida pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A”, publicou em seu Twitter.

O São Paulo estava em campo quando foi comunicada a suspensão oficial do jogo contra o Goiás. O próprio Goiás foi ao estádio com jogadores chamados às pressas, mas não chegou a ir ao gramado. O clube inscreveu aspirantes no campeonato para o caso de ter de entrar em campo. A Rede Globo chegou a abrir a transmissão da partida com o narrador Gustavo Villani a postos, mas logo teve que repassar a São Paulo a transmissão de Flamengo x Atlético-MG.

Minutos após o adiamento, o São Paulo Fc manifestou apoio à decisão através de sua conta oficial no Twitter.

O caso

De acordo com o Goiás, os jogadores concentrados para o jogo fizeram testes na última sexta-feira (7), mas os resultados foram divulgados pela CBF ao Goiás só hoje, dia do jogo, às 8h30. Ainda segundo o clube, o atraso se deveu ao fato de que a CBF invalidou testes feitos na quinta-feira alegando que o laboratório escolhido pela entidade em Goiânia para fazer a coleta falhou no acondicionamento das amostras.

Por isso, os testes foram refeitos e somente hoje tiveram os resultados divulgados, quando os atletas já estavam concentrados para o jogo, todos juntos.

“Não temos condições de colocar o time em campo, caso esses resultados estejam certos. Senão, vamos colocar com 11 jogadores em campo e sem goleiro reserva. Entramos em contato com a CBF e como fizemos todos os exames semanalmente religiosamente, nós pedimos para trazer um laboratório pela manhã no clube para confrontar o exame, como se fosse a contraprova. Há um dado curioso também nestes exames: um dos jogadores que testaram positivo desta vez já tinha testado positivo em maio e cumprido a quarentena”, explicou ao UOL o vice-presidente do Goiás, Mauro Machado, antes da suspensão do jogo.

O Hospital Albert Einsten, parceiro da CBF para a realização dos testes dos times no Campeonato Brasileiro, confirmou que houve falha nas primeiras amostras colhidas dos jogadores do Goiás através de um laboratório parceiro. “O Hospital Israelita Albert Einstein identificou uma falha técnica na coleta das amostras, feita em um laboratório parceiro em Goiás, para realização de teste RT-PCR em atletas e equipes dos clubes Vila Nova e Goiás. Solicitou, portanto, novas amostras antes do processamento dos exames. Elas foram refeitas e encaminhadas para análise no laboratório do hospital em São Paulo, sem nenhum prejuízo aos prazos estabelecidos para apresentação dos resultados”, disse através de assessoria de imprensa.

A primeira rodada do Brasileirão já conta com três partidas adiadas sem definição: Corinthians x Atlético-GOPalmeiras x Vasco e Botafogo x Bahia.

2 COMENTÁRIOS