Veja o que muda no São Paulo com a provável saída de Pato para entrada de Liziero

595

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues e Marcelo Hazan

Nesse cenário, Fernando Diniz tem duas opções de formação tática para o duelo com o Goiás.

O São Paulo pode ter a saída de Alexandre Pato no ataque titular e a entrada de Liziero no meio de campo na estreia do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo, às 16h, contra o Goiás, fora de casa.

Publicidade

A possível mudança é uma forma encontrada por Fernando Diniz para dar uma resposta imediata após a desclassificação considerada trágica nas quartas de final do Campeonato Paulista, para o Mirassol.

Os erros defensivos foram criticados e escancararam alguns problemas que o time pode ter para a sequência da temporada. A entrada de mais um meio-campista congestiona aquela região do campo e dá mais segurança aos defensores.

Caso se concretize a alteração, Diniz repetiria a tática utilizada em seu primeiro jogo no comando do São Paulo. No Brasileirão do ano passado, o Tricolor foi até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, e o treinador optou por jogar com dois atacantes (Antony e Pablo), e povoou o meio de campo com Luan, Tchê Tchê, Hernanes e Daniel Alves. A formação segurou o 0 a 0.

Agora, assim como naquela ocasião, Fernando Diniz precisa mostrar resultados. Ele já chegou ao clube pressionado por ser considerado, por parte da torcida, um treinador sem um currículo vitorioso. Uma apresentação mais segura neste momento pode dar um leve respiro em seu trabalho que começa receber questionamentos.

Possibilidades táticas

Com os treinos fechados para a imprensa devido à pandemia do novo coronavírus, Fernando Diniz não pretende revelar a forma com que os jogadores vão ser distribuídos dentro de campo.

No entanto, há duas formações que despontam entre as favoritas para essa estreia diante do Goiás: o 4-4-2 e o 4-1-4-1.

Liziero e Rodrigo Nestor disputam bola em treino do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

Liziero e Rodrigo Nestor disputam bola em treino do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulo

4-4-2

Nessa formação, a possibilidade é que Tchê Tchê e Liziero formem a dupla de volantes, dando mais liberdade para que Daniel Alves saia para o jogo e possa aproveitar a sua inteligência com a bola nos pés.

O ataque seria composto por Vitor Bueno (como um segundo atacante) e Pablo (na função de centroavante, a mesma que começou esta temporada). Ou até mesmo um do lado do outro, alternando os posições durante o confronto.

Veja abaixo no campinho:

Escalação São Paulo 4-4-2 — Foto: ge

Escalação São Paulo 4-4-2 — Foto: ge

4-1-4-1

Nessa formação, Tchê Tchê seria o primeiro volante e teria o apoio tanto de Liziero quanto de Daniel Alves na parte defensiva. Mesmo assim, Daniel Alves teria mais liberdade do que quando joga na formação habitual, com Pato (4-3-3).

Igor Gomes, então, seria deslocado para a meia direita, enquanto Vitor Bueno recuaria da ponta esquerda para atuar como meia esquerda. A função não é uma novidade para o jogador.

Pablo, por sua vez, ficaria isolado como o único atacante efetivo. Com o técnico Cuca, o jogador atuou algumas vezes dessa maneira em 2019.

Veja abaixo no campinho:

Campinho do São Paulo no 4-1-4-1 — Foto: ge

Campinho do São Paulo no 4-1-4-1 — Foto: ge

Além o treino desta manhã, no CT da Barra Funda, o São Paulo terá mais uma atividade antes do confronto de domingo. No sábado, a equipe viaja para Goiânia.

Por causa da eliminação para o Mirassol, no Paulistão, a equipe entra pressionada por bons resultados neste início de Campeonato Brasileiro. Os cinco primeiros jogos serão um termômetro para a sequência de Fernando Diniz no clube.

LEIA TAMBÉM: