UOL
José Eduardo Martins
Quando surgiu na base do São Paulo, Brenner era apontado como um fenômeno. Em 2017, aos 17 anos, foi promovido ao profissional por Rogério Ceni. Viveu bom momento sob o comando de Dorival Júnior na mesma temporada, mas caiu de produção e chegou até a ser emprestado em 2019 para o Fluminense, adversário do Tricolor paulista, hoje (6), a partir das 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Agora, o clube aposta que a relação de confiança com o técnico Fernando Diniz possa fazer com o que o atacante renasça.
No clássico com o Corinthians, na última semana, ele foi decisivo ao fazer o segundo gol na vitória por 2 a 1, sendo elogiado até pela Fifa. Já na quinta-feira, fora de casa contra o Atlético-MG, teve a oportunidade de entrar no decorrer do segundo tempo. Para muitos dentro do clube, o jovem, de 20 anos, pulou etapas no processo de maturação ao subir para o profissional tão cedo.
Por isso, ele viveu períodos de certa instabilidade emocional, como quando recusou voltar para a base para disputar algumas partidas pelo sub-20 para ganhar ritmo, em 2018. Como Diniz gosta de acompanhar de perto a evolução dos jogadores, espera-se que ele possa ajudar no amadurecimento do atleta. O treinador costuma conversar bastante com os seus pupilos para tentar entender melhor a situação de cada um. A relação dos dois teve início no São Paulo ainda em 2017. Na época, Dorival Júnior era o treinador da equipe, e Fernando Diniz gostava de acompanhar o dia a dia do colega de profissão. Por isso, visitou várias vezes o CT da Barra Funda.
Quando dirigia o Fluminense, no ano passado, Diniz indicou a contratação do garoto, que acabou sendo emprestado pelo Tricolor paulista aos cariocas até o fim da temporada. No Rio de Janeiro, o técnico perdeu o emprego, e Brenner também não vingou, disputando apenas seis partidas pelo clube das Laranjeiras. Neste ano, o técnico repetiu a dose e quis o atacante em seu plantel.
Muito antes da paralisação nas competições por causa do coronavírus e do clássico com o Corinthians, ele já havia feito um gol importante, no empate com o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista, quando substituiu Alexandre Pato. Agora, com a rescisão do camisa 7 e a confiança de Diniz, ele pode ter ainda mais oportunidades e até ter outra chance para entrar durante o duelo de hoje. Com a lesão de Pablo, suas chances aumentam.
“Ele acabou sendo premiado com um gol, é um jogador que eu conheço bem, que gosto muito. Tinha levado para o Fluminense e, quando cheguei aqui, pedi o retorno do Brenner. É um cara que tem uma intimidade muito grande com o gol, fico muito feliz pelo gol que ele fez”, disse Diniz, após o clássico com o Corinthians.
FICHA TÉCNICA SÃO PAULO x FLUMINENSE Data: 6 de setembro de 2020, domingo Horário: 16 horas (de Brasília) Local: Morumbi, em São Paulo (SP) Competição: Campeonato Brasileiro, 8ª rodada Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR) Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer e Rafael Trombeta (ambos do PR) VAR: José Mendonça da Silva Junior (PR).
São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Diego Costa, Léo Pelé, Reinaldo (Liziero); Tchê Tchê, Hernanes, Gabriel Sara; Vítor Bueno, Paulinho Boia (Brenner) e Luciano. Técnico: Fernando Diniz. Fluminense: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio; Yuri, Dodi e Michel Araújo; Nenê, Marcos Paulo e Fred (Luiz Henrique). Técnico: Odair Hellmann.
LEIA TAMBÉM:
- Rafinha, do São Paulo, tem convites para ser auxiliar e sonha com despedida no Bayern
- Sub-20 é vice-campeão Paulista
- São Paulo é dono do sexto melhor aproveitamento de 2024 entre os times da Série A
- Liziero supera concorrência e ganha espaço com Zubeldía em retorno ao São Paulo
- Michel Araújo treina com bola pelo segundo dia seguido e fica perto de retorno no São Paulo