São Paulo e Vasco são os que mais utilizam jogadores da base no Brasileirão

10

UOL

Rodolfo Rodrigues

Até essa 7ª rodada, 490 jogadores entraram em campo pelas 20 equipes do Campeonato Brasileiro. Desses, 101 vieram das categorias de base dos seus times atuais. São Paulo e Vasco, com 10 jogadores cada, são os clubes que mais utilizaram pratas da casa, seguidos por Athletico-PR, Fluminense e Santos, com 9 cada. Só no clássico contra o Corinthians, pela 6ª rodada, o São Paulo colocou em campo nove jogadores da base, incluindo o veterano Hernanes, que começou no tricolor e depois voltou ao clube. Entre os garotos, destaque agora para o zagueiro Diego Costa, que virou titular do time, desbancado Arboleda e Bruno Alves, e o meia-atacante Paulinho Boia, titular do time de Fernando Diniz.

O Vasco, que vem fazendo um bom início de campeonato sob o comando do técnico Ramon Menezes, tem utilizado também com frequência seus garotos da base, como os zagueiros Ricardo Graça e Miranda, os laterais Cayo Tenório e Henrique, o volante Andrey e o atacante Talles Magno, de apenas 18 anos. E falando em jovens, Santos e Fluminense colocaram já garotos de 17 anos nesse Brasileirão. No Flu, o meia Miguel fez um jogo. Já no Peixe, o atacante Marcos Leonardo já atuou duas vezes. E o técnico Cuca colocou ainda outros dois novatos, o meia Ivonei e o atacante Kaio Jorge, de apenas 18 anos.

Publicidade

Clubes que mais utilizaram jogadores formados em suas categorias de base no Brasileirão 2020: 10 – São Paulo 10 – Vasco 9 – Athletico-PR 9 – Fluminense 9 – Santos 7 – Goiás 6 – Botafogo 6 – Flamengo 6 – Grêmio 5 – Corinthians 4 – Internacional 4 – Palmeiras 4 – Sport 3 – Coritiba 2 – Atlético-MG 2 – Bahia 1 – Atlético-GO 1 – Bragantino 1 – Ceará 1 – Fortaleza.

Com uma sequência grande de jogos após essa parada do futebol por conta da pandemia e também a má fase de alguns jogadores mais experientes, os jovens ganhando espaço até mesmo nas principais equipes. No Palmeiras, os volantes Gabriel Menino e Patrick de Paula se tornaram titular da equipe de Luxemburgo. No Corinthians, Lucas Piton, ganhou a vaga de Sidcley na última partida. No Inter, o garoto Zé Gabriel botou Moledo no banco, assim como Evanílson, do Flu, que deixou Fred na reserva.

LEIA TAMBÉM: