Veja o posicionamento dos clubes da Série A do Brasileirão sobre o retorno do público aos estádios

203

GloboEsporte

André Gallindo e Caíque Andrade

Ouvimos os 20 times da primeira divisão do futebol nacional sobre o tema que será discutido com a CBF nesta quinta-feira. Maioria fala em isonomia e igualdade para todas as equipes.

A CBF se reúne nesta quinta-feira com os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para discutir o retorno do público aos estádios de futebol. O tema é polêmico. Clubes discordam, prefeituras e governos estaduais divergem. O ge ouviu o posicionamento oficial dos 20 times da primeira divisão do futebol nacional sobre o debate.

Publicidade

A maioria dos clubes é a favor da volta dos torcedores nos jogos de futebol. Entretanto, a dificuldade está em encontrar o equilíbrio e respeito à isonomia da competição. Confira abaixo a opinião de cada clube envolvido na discussão.

Maracanã — Foto: Divulgação

Maracanã — Foto: Divulgação

Athletico-PR

– O CAP precisa saber em detalhes as condições para poder opinar e decidir.

Atlético-GO

– Eu sou a favor, porque eu acho hipocrisia em relação a muitos outros segmentos. Mas com toda a segurança possível. Ninguém pode ser privilegiado. Se no Rio for liberado e em Goiânia não for, não pode acontecer. Tem que ser para todos ou para ninguém. Com toda segurança, 30% do público, ninguém senta perto um do outro. Mas também não vou morrer se não tiver torcida. Porque eu também não quero correr riscos. Só se tiver total segurança para todos – concluiu Adson Batista, presidente do Dragão.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Adson Batista - presidente do Atlético-GO — Foto: Reprodução / TV Anhanguera

Adson Batista – presidente do Atlético-GO — Foto: Reprodução / TV Anhanguera

Atlético-MG

– O Atlético apoia a volta do público aos estádios, desde que esteja dentro de todos os protocolos e obedeça as recomendações das autoridades de saúde. Além disso, o clube só apoia se a decisão valer para todos os clubes, estádios e cidades – afirma o presidente Sergio Sette Camara.

Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Sérgio Sette Câmara, presidente do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG

Bahia

– Os presidentes não têm muito o que concordar ou discordar da volta do público. Esta é uma decisão das autoridades sanitárias, que é quem entende do assunto. Senão nós vamos ficar opinando se tem risco ou se não tem risco de contágio, com quantas pessoas pode contagiar ou não. Eu acho que essa não é a discussão. No dia em que as autoridades definirem que existe segurança sanitária para levar o público aos estádios, vamos voltar. Enquanto não liberarem, não vamos voltar. Nem fazer “lobby” ou insistência contra as decisões técnicas – diz Guilherme Bellintani, presidente do Bahia.

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Botafogo

– O Botafogo defende o princípio da isonomia, uma premissa básica quando se fala em competição. É uma discussão que precisa contemplar o coletivo, ou seja, todos os clubes e os cenários vivenciados em todo o país, sob os mesmos critérios. É imprescindível que haja o respaldo dos órgãos de saúde e que ocorra sem açodamentos.

Bragantino

– Nosso posicionamento é que vamos aguardar a reunião e os projetos dos especialistas para analisar quais medidas tomar. Tendo a liberação, precisamos analisar todos os dados para saber até onde conseguimos organizar uma volta segura.

Ceará

– Somos a favor. Vou deixar a Federação de Futebol tratar do tema. Mas eles fazem o protocolo e levam ao governo – explica Robinson de Castro, presidente do Ceará.

Robinson de Castro, presidente do Ceará — Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Robinson de Castro, presidente do Ceará — Foto: Reprodução/TV Verdes Mareshttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Corinthians

– O Corinthians só aceita a volta do público aos estádios se todos os times da Série A tiverem a mesma oportunidade, independente do estado ou cidade. Se não forem as mesmas condições pra todos não entraremos em campo – afirma Andrés Sanchez, presidente do Corinthians.

Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, durante entrevista coletiva — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Andrés Sanchez, presidente do Corinthians, durante entrevista coletiva — Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Coritiba

– O Coritiba defende a igualdade na tomada de decisão e acredita que a medida definida deve valer para todos, respeitando a isonomia competitiva. O clube defendeu o retorno aos treinos de maneira segura e inclusive contratou um médico infectologista que contribuiu com o desenvolvimento de um protocolo de saúde, entendendo a responsabilidade das instituições sobre o atual cenário de pandemia e, ainda que esteja atento à situação e seus desdobramentos, reforça que a saúde e segurança devem ser consideradas como prioridade em relação ao retorno do público aos estádios.

Flamengo

– O clube não vai se manifestar antes da reunião.

Fluminense

– Nossa posição é de aguardar a proposição da CBF, debater e decidir em colegiado. Este é um tema de todos e não só do Fluminense, motivo pelo qual vamos debater com os coirmãos e avaliar a percepção de todos – diz Mário Bittencourt, presidente do Fluminense.

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / FFC

Mário Bittencourt, presidente do Fluminense — Foto: Lucas Merçon / FFChttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Fortaleza

– São 11 cidades que recebem a Série A. Portanto, são 11 municípios que tem que aprovar o retorno. Eu sou a favor da volta desde que ocorra ao mesmo tempo para todos – conta o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz.

Marcelo Paz; presidente; Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Marcelo Paz; presidente; Fortaleza — Foto: Thiago Gadelha/SVM

Goiás

– Esse tema de volta do público aos estádios, eu entendo que tem que ser intensamente discutido. Várias atividades econômicas no Brasil já estão, gradativamente, retornando. Foi assim com bares e restaurantes, tem sido com cinemas e teatros. Inevitavelmente, deverá acontecer no futebol. Isso vai acontecer de maneira desigual de estado para estado. E isso vai gerar um problema muito sério no futebol. Se, por exemplo, no Rio de Janeiro volta e Goiás não volta. Isso com certeza vai gerar um desequilíbrio esportivo. Isso é muito sério, porque a gente perde um pouco da competitividade. Sabemos da importância que tem um público impulsionando o seu clube. A gente tem que deixar isso nas mãos das autoridades governamentais voltadas para a saúde. Eu sou defensor da opinião de que o público deve sim voltar, de forma lenta e gradativa – conclui Marcelo Almeida, presidente do Goiás.

Marcelo Almeida, presidente do Goiás — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.

Marcelo Almeida, presidente do Goiás — Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás E.C.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Grêmio

– O Grêmio é a favor. Com isonomia e processos sanitários uniformes e seguros, com pouco público. Progressivo, a começar com 10%. Nós não vamos gestionar as liberações – garante o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan.

Romildo Bolzan, presidente do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Romildo Bolzan, presidente do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Internacional

– A definição sobre a presença de público nos estádios passa pelos órgãos de saúde. Não cabe aos clubes essa decisão. O que precisamos preservar é a isonomia do campeonato. Quando tivermos as condições necessárias dentro dos protocolos de segurança que se libere para todos clubes – diz Alexandre Chaves Barcellos, vice-presidente do Inter.

Palmeiras

– O Palmeiras defenderá sempre a isonomia de condições para todos os clubes. A presença da torcida deve se aplicar para todos os clubes ou para nenhum.

Santos

– A expectativa do Santos FC é a liberação de público ao mesmo tempo para todos os 20 Clubes da Série A, para que não haja desequilíbrio com os times. Somos favoráveis, desde que valha para todos os clubes, evitando assim vantagens para poucos e obviamente a presença de torcida mesmo que para 30% de lotação certamente haverá mais motivação dia jogadores – conta José Carlos Peres, presidente do Santos.

José Carlos Peres, presidente do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FC

José Carlos Peres, presidente do Santos — Foto: Ivan Storti/Santos FChttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

São Paulo

– O Tricolor deixou claro que considera prematura a volta de público aos estádios. E que considera fundamental que, caso isso ocorra, seja uma decisão válida para todos os times do Brasil.

Sport

– Eu sou a favor. Fomos quem levantou primeiro essa possibilidade, inclusive já temos um projeto para a abertura dos estádios. Somos a favor. Agora, se o governo do estado barrar, eu não acho justo jogarem todos os clubes com público e só Pernambuco sem dar o direito do torcedor ir ao estádio – afirma o presidente do Sport, Milton Bivar.

Presidente Milton Bivar está a frente do Sport desde 2019 — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Presidente Milton Bivar está a frente do Sport desde 2019 — Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife

Vasco

– Sou favorável à volta do público apenas se isso estiver liberado em todos os estados, porque acho errado criar desequilíbrio esportivo – conclui Alexandre Campello, presidente do Vasco.

alexandre campello, vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

alexandre campello, vasco — Foto: Rafael Ribeiro/Vasco

57 COMENTÁRIOS

  1. Simply want to say your article is as surprising. The clearness to your submit is just spectacular and i can suppose you’re knowledgeable on this subject.
    Fine together with your permission allow me to seize your
    RSS feed to stay updated with forthcoming post. Thanks a million and please carry
    on the rewarding work.

  2. hey tһere аnd thank you for your informatіon – I’ve defіnitely
    picked սp somethіng nnew from right hеrе. I did һowever expertise sevferal technical рoints uѕing this website, aas Ӏ experienced to reload tһe website a ⅼot of times previߋus t᧐o
    I could get іt to load correctly. І һad beden wondering
    if yoiur hosting іѕ OK? Not tһat I am complaining,
    Ьut sluggish loading instances tіmes will often affect yiur placement іn google аnd couⅼd damage your high quality score if ads and marketing ѡith
    Adwords. Аnyway I am adding tһis RSS to my email and can l᧐ok out for mսch more of youг respecive fascinating content.

    Ensure tһat you update tһis again ᴠery soon.

    Here іs mmy blog post … CBD Flower hemp bud

  3. Hello there, I do believe your blog might be having internet
    browser compatibility issues. When I look at
    your website in Safari, it looks fine however, when opening in I.E., it’s got some overlapping issues.
    I simply wanted to give you a quick heads up! Apart from that, excellent website!

  4. With havin so much content do you ever run into any problems of
    plagorism or copyright violation? My blog has
    a lot of completely unique content I’ve either written myself or outsourced but it looks like a lot of it is
    popping it up all over the internet without my authorization. Do
    you know any ways to help protect against content
    from being stolen? I’d really appreciate it.

  5. Greetings from Colorado! I’m bored to death at work so I decided to check
    out your site on my iphone during lunch break. I enjoy the knowledge you present here and can’t wait to take a look when I get home.
    I’m shocked at how fast your blog loaded on my mobile
    .. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, superb blog!

  6. The therapist must have advanced training and experience in treating soft tissue injuries.
    Now you start to massage your ears; start surface of your ears, then massage hard all way around the ear.
    A well designed Rehabilitation program with all the
    correct progression of proper stretching exercises
    means these basic functions can be preserved and improved upon.

    my web page :: 출장안마

  7. It does not please take a whole day to attend a massage session and you can schedule your appointments yourself, making it possible to fit it even in to the busiest day.
    Now you will massage your ears; start taking surface of your
    ears, then massage hard all way on the ear. It is something that we recommend that couples do before they’ve problems.

  8. It does not require a whole day to attend a massage session and you’ll schedule your appointments yourself,
    making it possible to fit it even in the busiest day.
    With the help of these oils, a person will feel more relax throughout a massage.
    This is for the goal of easy gliding in the hand in the massage therapist on the
    parts which should be worked with consistently.

  9. The main significance of this kind is giving moisture on the skin and relaxation with the body.
    You can download MP3 files to the USB stick and plug it
    in the port found on the chair. A well designed Rehabilitation program with the correct advancement of proper stretching exercises will mean these basic functions could be preserved and improved upon.

  10. Right here is the right blog for anybody who would like to understand this topic.

    You understand a whole lot its almost tough to argue
    with you (not that I actually would want to…HaHa).

    You certainly put a new spin on a topic that’s been discussed for a
    long time. Wonderful stuff, just great!

  11. This includes fancy graphics, logos, letter heads and
    the appearance and feel of your marketing material. This is why we’ve
    several other friends and acquaintances as well as family and relatives.
    Molten lava flows from nearby, Volcano National
    Park in order to meet the sea inside a convulsive spray of embers and billowing steam.

  12. One should also keep in mind the target customer and his awesome views towards
    a particular style, prior to buying the piece of furniture with the store.
    Our lives are filled with stress and countless responsibilities that
    could be overwhelmingly hectic at times. A well designed Rehabilitation program while
    using correct progression of proper stretching exercises indicates
    these basic functions can be preserved and improved upon.

    Feel free to surf to my site: website

  13. Hey would you mind letting me know which
    hosting company you’re working with? I’ve loaded your blog in 3 completely different internet
    browsers and I must say this blog loads a lot quicker then most.

    Can you recommend a good web hosting provider
    at a reasonable price? Kudos, I appreciate it!