Morumbi 60 anos: os cinco jogos inesquecíveis de Muricy Ramalho no estádio do São Paulo

116

GloboEsporte

Lista inclui título com Expressinho, tri do Brasileiro e até duelo na zona de rebaixamento.

Ninguém se sentou no banco de reservas para comandar o São Paulo no Morumbi mais vezes do que Muricy Ramalho. Tricampeão brasileiro pelo clube e ídolo da torcida, o ex-treinador e hoje comentarista da Globo dirigiu o Tricolor 209 vezes no estádio.

Na última sexta-feira, o Morumbi completou 60 anos desde sua inauguração, um duelo contra o Sporting, de Portugal, que o São Paulo venceu por 1 a 0, gol de Peixinho.

Publicidade

A pedido do ge, Muricy escolheu os cinco jogos mais marcantes de sua trajetória de 209 partidas como técnico do São Paulo no Morumbi.

Muricy Ramalho em partida do São Paulo em 2008 — Foto: Divulgação

Muricy Ramalho em partida do São Paulo em 2008 — Foto: Divulgaçãohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Veja a lista:

1994 – São Paulo 6×1 Peñarol

O time do São Paulo que enfrentou o Corinthians na semifinal da Copa Conmebol — Foto: DOMICIO PINHEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO

O time do São Paulo que enfrentou o Corinthians na semifinal da Copa Conmebol — Foto: DOMICIO PINHEIRO / ESTADÃO CONTEÚDO

O primeiro título da carreira de Muricy veio com uma goleada sobre o gigante uruguaio no jogo de ida da final da Copa Conmebol, em 1994.

Com o calendário abarrotado de jogos, o São Paulo decidiu usar um time de reservas e garotos, conhecido como “Expressinho”, no torneio sul-americano. Mesmo assim, passou por Grêmio, Sporting Cristal (Peru) e Corinthians, em jogos de mata-mata, até a final contra o Peñarol.

O time goleou por 6 a 1 na ida, no Morumbi, e, na volta, perdeu por 3 a 0, derrota que não impediu a taça.

– São Paulo estava com o Expressinho, time de garotada, um jogo inesquecível, porque a gente ganhou de 6 a 1 do Peñarol. É um jogo que a gente não pode esquecer – disse Muricy.

2006 – São Paulo 1 x 1 Athletico-PR

Em 2006, São Paulo empata com Atlético-PR e conquista o tetracampeonato brasileiro

Em 2006, São Paulo empata com Atlético-PR e conquista o tetracampeonato brasileiro

O empate em casa contra o Atlhetico-PR em 1 a 1 garantiu o primeiro dos três títulos Brasileiros de Muricy Ramalho no São Paulo.

A conquista, que encerrou um período de 15 anos sem esse título no São Paulo, foi também a primeira vez que o clube comemorou um Brasileiro no Morumbi, já que os três anteriores tinham sido vencidos em partidas fora de casa.

– Minha volta para o São Paulo, contra o Athletico-PR em casa, empatamos o jogo e fomos campeões brasileiros, na série do tri – recordou o comentarista.

2007 – São Paulo 3×0 América-RN

Em 2007, São Paulo bate o América-RN por 3 a 0 na 34ª rodada e conquista o Brasileirão

Em 2007, São Paulo bate o América-RN por 3 a 0 na 34ª rodada e conquista o Brasileirão

Mais um jogo de comemoração do Campeonato Brasileiro. A vitória por 3 a 0 no Morumbi só sacramentou uma conquista que parecia óbvia havia algum tempo, tamanha a vantagem que o São Paulo abriu na reta final daquele torneio.

– Um jogo realmente inesquecível porque era o pentacampeonato – contou Muricy.

2008 – São Paulo 3×0 Internacional

Melhores momentos: São Paulo 3 x 0 Internacional pela 33ª rodada do Brasileirão 2008

Melhores momentos: São Paulo 3 x 0 Internacional pela 33ª rodada do Brasileirão 2008

Esse não foi o jogo da taça, mas teve importância destacada pelo ex-treinador. Naquele Campeonato Brasileiro, o São Paulo precisou se recuperar no segundo turno. Teve uma arrancada espetacular a partir da 19ª rodada.

A vitória sobre o Internacional por 3 a 0 no Morumbi fez com que o São Paulo ultrapasse o Grêmio, líder até então, e alcançasse a ponta do torneio a cinco rodadas do fim.

– Marcou muito a nossa recuperação. Nós estávamos 11 pontos atrás do Grêmio e aí, contra o Inter, no Morumbi, estádio lotado, ganhamos o jogo de 3 a 0, e assumimos a liderança. A gente estava, nessa altura, há 13 jogos sem perder. Realmente um momento muito bom.

2013 – São Paulo 1×0 Ponte Preta

Melhores momentos: São Paulo 1 x 0 Ponte Preta pela 20º rodada do Brasileirão 2013

00:00/00:00

Melhores momentos: São Paulo 1 x 0 Ponte Preta pela 20º rodada do Brasileirão 2013

Após deixar o São Paulo em 2009, Muricy Ramalho retornou ao Morumbi em 2013 em situação bastante diferente: a missão era salvar o clube do rebaixamento. A reestreia foi contra a Ponte Preta, na 20ª rodada.

A vitória veio com gol de Luis Fabiano. Não serviu para tirar o time da zona de rebaixamento, naquele momento (o São Paulo terminou a rodada na 18ª posição), mas deu ânimo para o time se recuperar e escapar de um vexame que segue sem acometer o clube – terminou a competição na nona posição.

– São Paulo numa situação muito ruim, brigando contra a zona de rebaixamento, eu me lembro muito bem que voltei num jogo contra a Ponte Preta, estádio completamente lotado, esperaram ônibus lá fora, foi realmente uma festa na minha volta. E nós ganhamos um jogo duríssimo contra a Ponte Preta. E ali a gente começou a se recuperar e, claro, a gente se manteve na primeira divisão, que era o objetivo – relembra Muricy.

LEIA TAMBÉM: