UOL
Demétrio Vecchioli
A temporada 2020/2021 do NBB terá 16 equipes de 12 cidades. Mas, ao menos no primeiro turno, todos os jogos vão acontecer em somente quatro delas: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Mogi das Cruzes. A Liga Nacional de Basquete (LNB) divulgou hoje (8) a tabela dos 120 primeiros jogos, que vão se concentrar em sete ginásios, sendo quatro deles na capital paulista. Juntos, os ginásios do Mogi e do Paulistano vão receber 69 partidas.
Por conta da pandemia do coronavírus, a liga aperfeiçoou um modelo de tabela que já vinha sendo utilizado nas temporadas anteriores. Por exemplo, durante todo o campeonato passado, a Unifacisa (PB) e o Basquete Cearense (CE) viajavam juntos. Quando um estava em Franca, o outro estava em Bauru. Quando um pegava o Botafogo, o outro enfrentava o Flamengo. As demais duplas viajavam só uma vez para o Nordeste, passando por Campina Grande e Fortaleza.
Agora esse modelo será usado de forma radical. O Flamengo, por exemplo, primeiro faz três jogos no Maracanãzinho, no Rio. Depois, dois em Mogi, três no Morumbi e mais dois em Mogi. A equipe do Rio na sequência segue para três partidas em Brasília e volta ao Morumbi para seus últimos dois duelos do primeiro turno, o último deles contra o Corinthians.
O modelo permite à LNB implementar um melhor controle sanitário, com os times viajando menos e trocando menos de hotel, mas também economizar dinheiro. Serão menos deslocamentos e apenas para capitais (ou Mogi, na grande São Paulo), o que diminui o custo logístico. Também os custos de “match day” serão otimizados, com até quatro partidas no mesmo ginásio no mesmo dia. Isso vai acontecer, por exemplo, no dia 5 de dezembro, com quatro partidas no Morumbi.
O primeiro turno acaba dia 12 de janeiro, mas alguns times, como São Paulo e Flamengo, têm seus últimos jogos no final de dezembro. No segundo turno, que começa na sequência, ainda não está definido se cada clube jogará em sua casa. A decisão será tomada no futuro, de acordo com a evolução da pandemia. A temporada 2020/2021 do basquete começou na semana passada, quando o Flamengo e outros quatro times amadores disputaram o Campeonato Carioca no Maracanãzinho, de segunda a domingo. O time rubro-negro sobrou para conquistar o título. O Paulista também começou na semana passada e tem a fase de classificação até o dia 25. O NBB começa em 10 de novembro.
LEIA TAMBÉM:
- Calleri e Rato são ausências em coletivo do São Paulo no CT; veja escalações
- Convocações de Bobadilla abrem espaço para Marcos Antônio se firmar no São Paulo
- São Paulo mira vaga direta na Libertadores e disputa ponto a ponto com o Internacional
- Feminino Sub-17 enfrenta o Corinthians pelo jogo de volta da semifinal do Paulistão
- Basquete Tricolor visita a Unifacisa pelo NBB