UOL
Thiago Fernandes
Fernando Diniz vive um raro momento à frente do São Paulo em 2020. Agora sem a sombra de Rogério Ceni, que foi anunciado justamente pelo Flamengo, rival na noite de hoje (11), pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, o treinador passou a receber o apoio dos torcedores e pode até ganhar força para seguir no Morumbi na próxima temporada. O movimento mais evidente é o do torcedor são-paulino. Inicialmente, o apoio ao técnico aconteceu nas redes sociais. Apaixonados pelo clube utilizaram os perfis no Twitter para divulgar a campanha “Fechado com Diniz” (veja as reações no fim do texto). A decepção pelo acordo do ídolo com o Fla culminou em uma ação favorável ao atual comandante.
Na tarde de ontem (10), membros de uma organizada foram ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para prestar apoio à delegação que viajou ao Rio de Janeiro para o jogo desta noite no Maracanã. A festa contou com bandeiras e sinalizadores na parte externa do local. Diniz e jogadores foram festejados pelos presentes.
O clima de empolgação deixa o treinador tranquilo pela primeira vez desde a volta do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus. Após o retorno do esporte, ele sofreu pressão externa em ao menos dois momentos distintos: a eliminação para o Mirassol, nas quartas de final do Campeonato Paulista, e a queda na fase de grupos da Libertadores, em uma chave que contava com Deportivo Binacional (PER), LDU (EQU) e River Plate (ARG).
Com a ida de Rogério Ceni para o Flamengo e a campanha no Brasileirão — o São Paulo tem o melhor aproveitamento do torneio (64,7%) e três jogos a menos em relação ao líder Internacional e o terceiro colocado Flamengo —, Diniz ganhou paz no dia a dia do Morumbi. E a calmaria pode ajudá-lo a fazer o time render mais na reta final da temporada, que se encerra em fevereiro de 2021. A pressão, contudo, não se restringe ao ambiente externo. Nos bastidores do clube, ainda não foi definida a sua sequência para a próxima temporada. O técnico aguarda a definição da eleição presidencial para saber se estará nos planos do próximo mandatário — Julio Casares e Roberto Natel disputam o pleito em dezembro deste ano.
Ambos cogitaram a contratação de Rogério Ceni para o cargo a partir da próxima temporada, mesmo que não falassem sobre o tema abertamente. O ex-goleiro, inclusive, ganhou moral no Morumbi depois do confronto à frente do Fortaleza, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, a forma como a sua equipe atuou e o seu perfil estudioso — ele ficou acordado na madrugada seguinte à eliminação para avaliar o duelo — agradaram aos candidatos. Com o técnico consolidado no Ninho do Urubu, há a possibilidade de Fernando Diniz ganhar mais uma chance no CT da Barra Funda.
FICHA TÉCNICA: FLAMENGO x SÃO PAULO Motivo: ida das quartas de final da Copa do Brasil Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 11 de novembro de 2020 (quarta-feira) Horário: às 21h30 (de Brasília) Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS) Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Michael Stanislau (RS) VAR: Daniel Nobre Bins (RS) FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Natan, Gustavo Henrique e Renê; Willian Arão, Thiago Maia, Gerson e Vitinho; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano, Técnico: Fernando Diniz.
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – Despesas
- Ex-São Paulo e Fluminense, Felipe Alves acerta com o Noroeste
- Com parte do salário de Oscar, patrocínio máster vai render R$ 88 milhões ao São Paulo em 2025
- Por que geração campeã na base não resolve problemas do São Paulo para 2025
- Veja números de Wendell, lateral do Porto que está na mira do São Paulo