UOL
Julio Gomes
O sorteio da Copa do Brasil emparelhou Flamengo e São Paulo para o duelo de quartas de final. Pior para quem? Para o Flamengo, lógico. Vamos aos motivos. O principal: o Flamengo estará desfalcado de vários jogadores convocados para suas respectivas seleções. Culpa de quem? Definitivamente, não é de quem convocou. A culpa é do calendário bizarro do futebol brasileiro, o único país relevante que não para seu futebol nas datas Fifa. O torcedor vai reclamar do Tite, que chamou o Pedro? É que nem reclamar do sofá (já entenderam, né). O que o Flamengo fez para mudar o calendário do futebol brasileiro? Ou o Flamengo estava mais preocupado em recomeçar logo com o futebol em plena pandemia?
A Argentina adaptou, a Colômbia… vários países alteraram seus calendários neste ano surreal de 2020. O Brasil já precisava fazer isso independentemente da pandemia. Fez o quê? Nada. Jogadores estourados, técnicos sem tempo para treinar e, claro, clubes prejudicados pelas convocações de seleções. O Flamengo estará sem Pedro, De Arrascaeta, Éverton Ribeiro, entre outros. O São Paulo estará completo. O Flamengo é melhor que o São Paulo? É. Mas outro dia o São Paulo conseguiu fazer 4 a 1 no Maracanã. Para logo depois ser eliminado pelo Lanús. Logo antes, pelo Mirassol. O time do São Paulo vai entrar muito mais confiante para um duelo como esse do que se enfrentasse um Cuiabá ou um América-MG, ambos times (bons) da Série B.
Para o Flamengo, com tantos desfalques, seria muito mais conveniente enfrentar um time mais fraco. E não um time forte e confiante pelo fato de ter vencido o recente confronto direto. Isso significa que o São Paulo vai passar? Que já passou? É óbvio que não. É um duelo 50-50. Grêmio, que pega o Cuiabá, e Inter, que pega o América-MG, se deram bem no sorteio. Futebol é futebol, e os times da Série B podem, sim, complicar a vida dos gaúchos. O Ceará também pode complicar o Palmeiras. Mas estamos falando de três confrontos com claros favoritos. Se eu fosse um dos três times mais fracos do sorteio, iria toda vida preferir enfrentar o São Paulo neste momento.
LEIA TAMBÉM:
- Além das 4 linhas – Made in Cotia
- Contratações do São Paulo para 2025: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
- Luciano tem sondagens de clubes árabes e pode deixar o São Paulo
- Último jogo do ano mostra que base pode ser solução para São Paulo endividado
- São Paulo termina Brasileirão com menos de 60 pontos pelo 4º ano consecutivo