Daniel Alves retoma estabilidade e tenta levar São Paulo de volta à semifinal da Copa do Brasil

193

GloboEsporte

Eduardo Rodrigues

Tricolor não avança até essa fase desde 2015, quando foi eliminado pelo Santos.

Após um período de instabilidade com a camisa do São Paulo, com inúmeras críticas da torcida, Daniel Alves reassumiu o protagonismo no clube e agora tem a missão de levar o Tricolor à semifinal da Copa do Brasil após cinco anos sem disputar esta fase do torneio.

Nesta quarta-feira, o São Paulo enfrenta o Flamengo, às 21h30 (de Brasília), pelo jogo de volta das quartas de final. O primeiro jogo terminou 2 a 1 para o time paulista, que agora tem a vantagem do empate. O Tricolor avançou à semi pela última vez em 2015, quando acabou eliminado pelo Santos.

A Globo transmite a partida para todo o Brasil (menos RS e MG – regiões de Varginha, Coronel Fabriciano, Montes Claros e Belo Horizonte). O SporTV exibe para todo o país. Se você está em São Paulo ou no Rio de Janeiro, pode assistir de graça no ge pelo sinal da Globo. O ge acompanha em Tempo Real com vídeos exclusivos de gols e lances.

E Daniel Alves se tornou peça fundamental para que a vaga seja concretizada. Nos últimos jogos, o meia participou diretamente de gols importantes e fortaleceu a marcação no meio de campo do Tricolor.

Daniel Alves retomou protagonismo nos últimos jogos do São Paulo — Foto: André Durão

Daniel Alves retomou protagonismo nos últimos jogos do São Paulo — Foto: André Durão

No último sábado, por exemplo, ele deu o passe para o gol de Luciano, que garantiu a vitória do São Paulo sobre o Fortaleza, por 3 a 2, pelo Brasileirão. Contra o Lanús, pela Copa Sul-Americana, Daniel Alves foi o responsável por um gol e duas assistências na vitória por 4 a 3.

Diante do Flamengo, na última quarta-feira, a postura do camisa 10 foi elogiada. O jogador fez uma boa marcação em Gérson, apesar de cometer um pênalti sobre o adversário, mas dificultou a articulação de jogadas no meio de campo.

A situação, no entanto, era bem diferente no mês passado. Após o episódio em que apareceu tocando um instrumento musical com o mesmo braço que havia operado dias antes, parte da torcida passou a criticar a postura do atleta.

Daniel Alves posta vídeo tocando instrumento — Foto: Reprodução

Daniel Alves posta vídeo tocando instrumento — Foto: Reprodução

As más atuações logo após o retorno da lesão só pioraram a relação com aqueles que já não estavam contentes com o jogador. Nesse meio tempo, a eliminação na fase de grupos da Libertadores agravou o cenário.

Na semana da queda no torneio continental, uma torcida organizada do São Paulo foi em frente ao CT da Barra Funda e cobrou, principalmente, Daniel Alves.

– Ô, Daniel, quebra meu galho, vai tocar samba lá na casa do c… – foi um dos gritos dos torcedores contra Daniel Alves, lembrando o episódio da batucada.

Torcedores do São Paulo cobram Daniel Alves em protesto

Torcedores do São Paulo cobram Daniel Alves em protesto

Mesmo com apresentações bem abaixo das esperadas, Daniel Alves não saiu do time titular. O técnico Fernando Diniz, inclusive, passou a ser questionado sobre o motivo de nem sequer substituir o jogador. E ele defendeu o camisa 10.

– Entrega muitas coisas, falo desde o ano passado, teve momentos de cobrança. Ele entrega mais do que vocês imaginam, é nossa maior referência. Ele entrega muitas coisas, no campo daria pra ver também, mas a gente enxerga mais as coisas superficiais, quando erra um passe ou acerta. Tem taxa de trabalho sempre grande, corre o tempo todo, sempre bate recorde no GPS. Coloca todo mundo para cima, tem frieza para decidir, espírito de luta invejável. É um grande privilégio ter o Daniel – afirmou Diniz em uma das ocasiões.

A insistência do treinador parece ter surtido efeito. O ponto de virada de Daniel Alves começou justamente diante do Flamengo, adversário desta quarta-feira. Na vitória por 4 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o jogador tomou conta do meio e foi um dos melhores em campo.

Desde então, vem demonstrando ser o jogador que se esperava quando foi contratado, no meio do ano passado.

Maior campeão da história do futebol mundial, Daniel Alves tem a chance de conquistar o primeiro troféu pelo São Paulo na competição que o clube nunca ganhou. E conta com a recuperação da boa fase para isso.

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor entre com seu comentário!
Entre seu nome aqui

2 × 1 =