GloboEsporte
Zagueiro já foi peça-chave do time, mas foi parar na reserva após atuações ruins e indisciplina.
Arboleda deve ser titular do São Paulo no duelo contra o Bahia, sábado, às 19h, pela 23ª rodada do Brasileirão. O zagueiro, porém, só tem essa chance por falta de opção, já que Diego Costa, suspenso, e Bruno Alves, por precaução após contato com um familiar contaminado pela Covid-19, são desfalques.
Em má fase no Tricolor, o equatoriano tinha sido titular pela última vez no duelo contra o Binacional, na Libertadores, quando o time já estava eliminado, e Diniz optou por mandar vários reservas a campo. Antes, o último jogo com rótulo de titular tinha sido justamente contra o Bahia, no primeiro turno.
Aos poucos, Arboleda perdeu prestígio com Fernando Diniz, apesar de ter sido titular incontestável da equipe por quase um ano sob o comando do técnico.
As atuações irregulares fizeram com que ele fosse sacado do time, assim como Bruno Alves, para dar lugar Diego Costa e Léo, lateral-esquerdo improvisado. Bruno Alves, porém, recuperou recentemente lugar entre os titulares.
Arboleda em treino do São Paulo — Foto: Erico Leonan / saopaulofc.net
A falta de confiança em Arboleda ficou mais explícita no meio desta semana, quando Diniz cogitou que o clube flexibilizasse um protocolo de segurança sanitária para que Bruno Alves pudesse viajar a Salvador para substituir o suspenso Diego Costa.
A intenção era de que ele voltasse ao time só na semana que vem, já que o time viajaria direto de Fortaleza para Salvador, o que obrigaria Bruno Alves a viajar de São Paulo em voo comercial – situação que tem sido evitada pelo clube.
No fim, o departamento médico do São Paulo manteve o veto à viagem e reforçou o protocolo que tem feito do clube um dos que menos tiveram desfalques causados pela pandemia – por enquanto, só Tchê Tchê, já recuperado e jogando.
Nesse período fora do time, Arboleda jogou por apenas 105 minutos em 18 partidas. Além dos 90 minutos contra o Binacional, entrou contra Sport, Fortaleza, Lanús e Goiás, sempre no fim.
O jogador também perdeu pontos com a diretoria. No fim de outubro, Arboleda foi a um baile funk na madrugada e foi multado pela diretoria – ele apareceu em fotos sem máscara. O jogador já teve Covid-19, durante a paralisação dos campeonatos.
Arboleda, do São Paulo, em baile funk — Foto: Reprodução
Na última semana, perdeu treinos e ficou fora da partida contra o Vasco por não ter conseguido retornar do Equador após defender a seleção do seu país nas Eliminatórias. E no ano passado, durante as férias, o zagueiro causou desconforto no clube ao posar para foto com camisa do rival Palmeiras.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Arboleda deve formar dupla de zaga com Léo, contra o Bahia. As outras opções de Diniz, menos prováveis, são o jovem Rodrigo Freitas, com apenas dois jogos como profissional no São Paulo, e os volantes Luan ou Tchê Tchê, que poderiam ser improvisados.
Com isso, a provável escalação é: Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda (Rodrigo Freitas), Léo e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Brenner.
Em Salvador, o São Paulo tentará se reaproximar do Atlético-MG na liderança do Brasileiro. A equipe de Diniz tem 38 pontos, com dois jogos a menos, e está na terceira posição, um ponto atrás do Flamengo. Os mineiros lideram com 42 pontos.
LEIA TAMBÉM:
- Titular em lado carente, Igor Vinícius não foi procurado para renovar
- Fora dos planos do São Paulo, Luan desperta interesse do Remo
- Opositores do São Paulo protocolam pedido no CD para Casares dar explicações; veja temas
- Barcelona está interessado em joia da base do São Paulo
- Entenda o envolvimento da parceira do São Paulo na contratação do “super-reforço” Oscar