São Paulo marca assembleia de sócios para eleger conselheiros e quer repetir protocolo do TSE

55

GloboEsporte

Marcelo Hazan

Associados vão eleger 100 novos conselheiros no próximo dia 28 de novembro.

O São Paulo convocou para o próximo dia 28 de novembro a assembleia geral de sócios que vai eleger 100 novos conselheiros do clube.

Publicidade

Esse é o último passo antes da eleição para presidente, ainda sem data definida e prevista para a primeira quinzena de dezembro. Os conselheiros são os responsáveis por votar no presidente. Julio Casares e Roberto Natel são os candidatos.

Em razão da pandemia de Covid-19, o São Paulo prepara um protocolo de segurança baseado no usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições municipais.

Conselho do São Paulo terá eleição em novembro — Foto: Marcos Ribolli

Conselho do São Paulo terá eleição em novembro — Foto: Marcos Ribolli

O clube pretende estabelecer regras de distanciamento, isolamento do local de votação e dar acesso especial aos idosos, que terão prioridade durante o período de eleição. A votação acontecerá na sede social do São Paulo, das 8h às 17h.

Para votar, o sócio precisar ter mais de dois anos de clube. Atualmente mais de 4 mil sócios estão aptos a participar da votação.

Cenário no Conselho Deliberativo

Hoje, o Conselho Deliberativo do São Paulo tem 231 cadeiras preenchidas do total de 240. Os nove lugares vazios são de conselheiros vitalícios que morreram ou abriram mão das vagas para seguir com cargos remunerados na gestão.

O cenário atual, portanto, é o seguinte:

  • 240 cadeiras no total;
  • 231 cadeiras preenchidas;
  • 151 conselheiros vitalícios (de um total de 160 vagas);
  • 80 conselheiros eleitos.

Por uma mudança no estatuto, as atuais 240 cadeiras passarão a 260 no total. Depois da eleição dos 100 novos conselheiros, o quadro renovado será o seguinte:

  • 260 cadeiras no total;
  • 251 cadeiras preenchidas (as nove vagas abertas serão completadas caso mais um conselheiro vitalícios morra ou renuncie, totalizando mais dez lugares vazios para que seja feita uma nova eleição de vitalícios);
  • 151 conselheiros vitalícios (de um total de 160 vagas);
  • 100 conselheiros eleitos (aumento de 20 integrantes).

LEIA TAMBÉM: