Por Leonardo Lourenço — GloboEsporte.com
A defesa do São Paulo mudou muito durante os últimos meses. Seja por opção de Fernando Diniz, suspensões ou lesões, Arboleda, Bruno Alves, Diego Costa e Léo se revezaram nas duas vagas. O que não mudou: o time toma poucos gols, e Luan protege quem estiver na zaga.
Com ele em campo, o São Paulo tem uma queda de 27% na média de gols sofridos
O volante de 21 anos passou a maior parte do ano sendo preterido por Diniz, que preferia uma equipe com um atacante ou um meia a mais – Vitor Bueno geralmente ficava com esse lugar.
Foi convencido a mudar logo após o empate sem gols com o Curitiba, um dos piores times do campeonato, na sequência da derrota para o River Plate que eliminou o São Paulo ainda na fase de grupos da Libertadores.
O técnico elogiou o volante após a partida contra o Sport, no último domingo:
– Ele joga cada vez melhor, participa cada vez mais da construção de jogadas, chega na área. É um jogador diferente do que era há um ano. Um jogador que joga dessa forma acrescenta a qualquer time, tem futuro brilhante pela frente e a tendência é clara de crescimento.
Luan foi titular em 17 dos últimos 18 jogos do São Paulo – só ficou fora contra o Fortaleza, no Brasileiro, por suspensão. Além desses, foi titular também em dois jogos do Paulista, contra Botafogo e Guarani, quando Diniz usou reservas.
Nessas 19 partidas, o São Paulo foi vazado 18 vezes, 0,94 de média por partida. Nos outros 29 jogos do time na temporada em que Luan não foi titular, a equipe tomou 39 gols, 1,3 de média.
Os números são muito semelhantes se calculados só os jogos do Campeonato Brasileiro – torneio que o São Paulo lidera com 47 pontos e com a melhor defesa, só 20 gols sofridos.
Com Luan desde o início da partida, são 10 jogos e cinco gols tomados – 0,5 de média. Sem Luan, 15 gols em 22 jogos – 0,68 de média. A queda na média é de 26,4%.
Nos 17 jogos últimos jogos com Luan titular, o São Paulo venceu 11, empatou cinco e perdeu um, aproveitamento de 74%.
Luan, ao que tudo indica, estará em campo na próxima quarta-feira, quando São Paulo enfrenta o Botafogo, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, em jogo atrasado da 18ª rodada. O Tricolor é líder, com quatro pontos a mais do que o Atlético-MG.
LEIA TAMBÉM:
- Oscar entrega ‘ajuda’ de Lucas para fechar com São Paulo, projeta dupla e agradece torcida: ‘Carinho especial’
- Confira os jogadores do São Paulo que mais participaram de gols no ano
- São Paulo “renova” time feminino para temporada com Libertadores inédita
- Lucas Moura vibra com chegada de Oscar ao São Paulo
- Reforço do São Paulo, Oscar teve saída polêmica do clube em 2010 após ação na Justiça; relembre