GloboEsporte
Treinadores trabalharam juntos no Tricolor carioca em 2019 e medem forças neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Velhos conhecidos, Marcão e Fernando Diniz se reencontrarão neste sábado, às 21h (de Brasília), no Maracanã. Os dois trabalharam juntos no Tricolor carioca em 2019 e, agora, medirão forças no duelo entre Fluminense e São Paulo, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto Marcão chega pressionado e busca sua primeira vitória à frente da equipe carioca, Diniz, apesar da derrota para o Grêmio na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, chega com prestígio e seu estilo de jogo, enfim, consolidado no São Paulo, líder do Brasileirão.
![Parceiros em 2019, adversários em 2020 — Foto: ge](https://s2.glbimg.com/fVNFTL6yEH9Or-pux5oEnUUxT_0=/0x0:1080x608/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2020/H/K/ig6NGSQ4yLAKYUK9Rojg/carrossel.jpg)
Parceiros em 2019, adversários em 2020 — Foto: ge
Estilo de jogo esse que permaneceu implementado no Fluminense ao longo da última temporada, mesmo após sua saída. Principalmente quando Marcão assumiu a equipe em outubro do ano passado, um mês e meio depois. O atual treinador do Flu era auxiliar permanente do clube durante a passagem de Fernando Diniz pelas Laranjeiras e acompanhou de perto sua metodologia de trabalho.
Em sua primeira coletiva como (novamente) treinador do Fluminense, no início deste mês, Marcão, inclusive, falou que pretendia manter o trabalho de seu antecessor, Odair Hellmann, mas também gostaria de recuperar a posse de bola, característica clássica das equipes treinadas pelo adversário deste sábado:
– Time seguro, equilibrado e com posse de bola. É isso que a gente vai tentar para nossa equipe. A segurança, o equilíbrio do professor Odair, mas com a posse de bola costumeira que foi uma característica da nossa equipe. A gente gosta do jogo, de comandar o jogo, de criar as ações, de tomar conta da situação. Se a gente conseguir equilibrar, mesclar essas ações… É o que a gente quer fazer. Vamos tentar passar isso para os jogadores de uma maneira bem tranquila, com bastante treinamento.
![Marcão e Diniz — Foto: Marcos Ribolli](https://s2.glbimg.com/OjGFvEwRbVgAVkLD8FF3jB-zAQU=/0x0:4928x3280/984x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2019/11/07/rib2782.jpg)
Marcão e Diniz — Foto: Marcos Ribolli
Nos dois jogos até aqui, contra Vasco e Atlético-GO, Marcão, de fato, pediu aos seus comandados que ficassem mais com a bola e evitassem chutões, mas ainda não obteve resultado. O time não jogou bem, pecou na falta de velocidade e movimentação e não conseguiu converter posse em chances de perigo.
Com Diniz, tanto o Flu, como o São Paulo costumavam/costumam criar muitas chances, mas por vezes pecavam/pecam nas finalizações, desperdiçando uma enxurrada de gols, como aconteceu com a equipe paulista na última quarta-feira, quando Brenner e Luciano perderam duas ótimas oportunidades (assista abaixo).
![Melhores momentos: Grêmio 1 x 0 São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil 2020 Melhores momentos: Grêmio 1 x 0 São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil 2020](https://s03.video.glbimg.com/x240/9126326.jpg)
Melhores momentos: Grêmio 1 x 0 São Paulo pelas semifinais da Copa do Brasil 2020
Apesar de ter acontecido contra o Grêmio, Diniz aos poucos conseguiu corrigir esse problema no São Paulo, segunda equipe que mais marcou gols neste Brasileirão (atrás apenas do Flamengo: 46 x 45). O mesmo não chegou a acontecer no Fluminense. Em sua última partida no comando do clube carioca, o técnico viu seus jogadores finalizarem 31 vezes contra quatro e, mesmo assim, serem derrotados por 1 a 0 para o CSA, no Maracanã.
Segundo reencontro
Esta, porém, não será a primeira vez que os dois treinadores ficarão frente a frente. Em novembro de 2019, o Fluminense, comandado por Marcão, conseguiu vitória importante por 2 a 0 diante do São Paulo, que ainda tentava assimilar e colocar em prática o estilo de Fernando Diniz, contratado, na época, há pouco mais de um mês.
Com gols de Digão e Marcos Paulo, marcados no primeiro tempo, o Flu saiu do Morumbi com três pontos e fora da zona do rebaixamento. Com a derrota, o São Paulo acabou deixando o G-4 após jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro (relembre os melhores momentos).
![Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Fluminense pela 31º rodada do Brasileirão Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Fluminense pela 31º rodada do Brasileirão](https://s04.video.glbimg.com/x240/8070103.jpg)
Melhores momentos: São Paulo 0 x 2 Fluminense pela 31º rodada do Brasileirão
Em momentos diferentes, mas com formas parecidas de pensar o jogo, Marcão e Diniz vão mais uma vez em busca do mesmo objetivo: sair de campo com a vitória.
LEIA TAMBÉM:
- Empresário de Ryan Francisco diz como São Paulo ‘superou’ Flamengo e Inter para contratar joia
- São Paulo vai vender Ryan Francisco? Empresário admite ‘muitas consultas’ e revela desejo do atacante
- Basquete Tricolor foi superado no Majestoso
- Vaza imagem de suposta terceira camisa do São Paulo em homenagem a Rogério Ceni
- São Paulo anuncia a contratação do lateral-esquerdo Wendell