GloboEsporte
Times que abriram sete pontos para o segundo na 24ª rodada nunca perderam o título brasileiro.
O São Paulo garantirá o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro caso vença o Botafogo, nesta quarta-feira, às 21h30, em jogo remarcado da 18ª rodada da competição. O jogo será transmitido pela Globo (todo o Brasil, menos MT).
A vitória também deixará o Tricolor com uma vantagem de sete pontos para o segundo colocado. Na história do Brasileirão com 38 rodadas, o time que abriu essa diferença com 24 rodadas disputadas nunca perdeu o título.
Nos 18 jogos disputados do primeiro turno do Brasileirão, o São Paulo somou 34 pontos. Internacional e Flamengo, nas 19 partidas, conseguiram 35 pontos cada. Uma vitória, portanto, leva o Tricolor aos 37 e à liderança isolada.
Um empate não é suficiente para que o São Paulo fique com esse título. Isso porque tanto Inter quanto Flamengo tiveram dez vitórias contra nove do Tricolor.
Veja como está o G6 do primeiro turno:
- Internacional – 35 pontos (19 jogos)
- Flamengo – 35 pontos (19 jogos)
- São Paulo – 34 pontos (18 jogos)
- Atlético-MG – 32 pontos (19 jogos)
- Fluminense – 32 pontos (19 jogos)
- Santos – 30 pontos (19 jogos)
Fernando Diniz em treino do São Paulo — Foto: Divulgação São Paulohttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
A última vez em que o Tricolor conquistou o título do primeiro turno foi em 2018, sob o comando de Diego Aguirre. Naquela ocasião, a equipe somou 41 pontos nos 19 jogos. O Internacional, segundo colocado, terminou com 38 pontos.
O São Paulo, porém, não conseguiu manter a regularidade no segundo turno e caiu de rendimento. O time terminou o Brasileirão apenas na quinta colocação, com 63 pontos, e Aguirre foi demitido antes do término do torneio.
Nos últimos três títulos do São Paulo no Campeonato Brasileiro (2006, 2007 e 2008), apenas na última vez o clube foi campeão sem ter vencido o primeiro turno. Em 2008, o Tricolor tinha apenas a quarta colocação, com 33 pontos, após os 19 primeiros jogos.
Em 2006, terminou o primeiro turno na liderança com 38 pontos. Já em 2007 encerrou na ponta com 40 pontos ganhos.
Classificação geral
Neste momento, após 23 jogos disputados, o São Paulo tem a liderança geral do Campeonato Brasileiro, com 47 pontos ganhos. Com um jogo a menos do que o Atlético-MG, a equipe comandada por Fernando Diniz pode abrir sete pontos.
De acordo com PVC, caso isso aconteça, o Tricolor terá uma vantagem que nunca foi superada na história do Brasileirão de pontos corridos em relação ao segundo colocado.
Luciano em São Paulo x Sport — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net
Por cinco vezes no torneio com 38 rodadas, o líder abriu sete pontos sobre o segundo colocado na 24ª rodada. Em todas elas, o primeiro colocado foi o campeão.
Para manter a boa fase e buscar os feitos, o São Paulo deve ir a campo nesta quarta apenas com a ausência de Daniel Alves, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Vitor Bueno, Hernanes e Tchê Tchê brigam por uma vaga.
Um provável time tem: Tiago Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan, Gabriel Sara, Tchê Tchê (Vitor Bueno ou Hernanes) e Igor Gomes; Luciano e Brenner.
LEIA TAMBÉM:
- São Paulo acerta venda de Wellington Rato ao Vitória
- São Paulo apresenta proposta pelo lateral-direito Natanael, do Coritiba
- São Paulo ganha fôlego após saídas e mira até quatro reforços pedidos por Zubeldía; veja bastidores
- River Plate negocia retorno de lateral campeão do mundo que estava no radar do São Paulo
- Em Jaú, São Paulo encerra preparação para estreia na Copinha; veja provável escalação