Paulistão nega rebaixamento do São Paulo no Estadual de 1990

39

UOL

O São Paulo não foi rebaixado no Campeonato Paulista de 1990, segundo a organização do Paulistão. Em jogo de “verdade ou mentira” no Instagram, o perfil do Estadual negou o rebaixamento do time tricolor. Ao ser questionado se o São Paulo foi rebaixado em 1990, o Paulistão respondeu: “Mentira. O Regulamento do Paulista de 1990 não previa rebaixamento para a chamada Divisão Especial”.

Com 24 times participantes em 1990, a primeira fase do Paulistão foi dividida em dois grupos. No Grupo I, estavam os 12 times que haviam passado para a segunda fase do Paulistão de 1989, entre eles o São Paulo. No Grupo II, estavam os 10 times que haviam sido eliminados na primeira fase de 1989, mais os dois times que haviam sido promovidos da Divisão Especial do ano anterior (Ituano e Ponte Preta). Na primeira fase, os times fariam um turno contra os times da outra chave, depois outro turno dentro da própria chave. Passariam para a fase seguinte os três melhores de cada grupo, mais as seis outras melhores campanhas. No fim, dos 12 classificados, sete eram do Grupo I, enquanto cinco eram do Grupo II.

Os outros 12 times foram para uma repescagem, no qual eram divididos em duas chaves. Cada time jogaria em turno e returno com rivais dentro do próprio grupo; ao fim, o primeiro colocado de cada um dos grupos conseguiria vaga na terceira fase. Os outros dez formariam o Grupo Amarelo do Paulistão de 1991 (equivalente ao Grupo II de 1990).

Publicidade

No Grupo I da repescagem, o Botafogo ficou com a vaga, relegando São Paulo, Santo André, Ponte Preta, Inter de Limeira e Noroeste ao Grupo Amarelo de 1991. No Grupo II, a vaga ficou com o Guarani —pior para União São João, São Bento, Juventus, São José e Catanduvense. A estes dez, uniriam-se Olímpia, Rio Branco, Marília e Grêmio Sãocarlense (os quatro melhores times da Divisão Especial de 1990) para a formação do Grupo Amarelo de 1991, ainda na elite. Ou seja, apesar das confusões de regulamento, é falso que o São Paulo tenha sido rebaixado naquele ano. O clube tricolor foi campeão em 1991.

LEIA TAMBÉM: